Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 1320
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1830/1852
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada e estofafda; estofo fixo com pregaria de metal amarelo (calote esférica)
-
Dimensões (cm): Alt. 110,5 x Larg. 64 x Prof. 68
-
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira de nogueira estofada com cabedal (guadamecil) moldado figurando elementos vegetalistas, florais e animais (caracois e pássaros) de policromia diversa sobre fundo dourado, fixo com pregaria de metal amarelo (calote esférica); espaldar com configuração rectângular todo estofado sem madeira aparente; braços rectilineos, em parte estofados, com remate dianteiro de cabeça de leão em madeira entalhada; suporte dos braços em curva, com superfície decorada com uma fila de trevos de quatro folhas sobrepostas e remate, junto do assento, em enrolamento; assento quadrangular; ilhargas rectílineas; quatro montantes de secção circular, torneados; remate superior com uma meia-esfera gomada e cubos de intercepção com as travessas; pés em bolacha; travessas em "H" torneadas em balaustre com cubos de intercepção a demarcar a ligação à travessa central.
-
-
Origem/Historial: Tem etiqueta de papel cozida num dos cantos, tendo escrito à mão: "Sala Guerra/exp. 300 anos"; no lado inverso -" Palácio Nacional da Ajuda".
A etiqueta do Arrolamento do Palácio da Ajuda com o nº U'62, 25 de setembro de 1911 - Arredação de D. Affonso, está colada ao avesso e não corresponde à cadeira
-
Incorporação: Casa Real
-