Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3536
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira torneada; couro lavrado e pintado de dourado, fixo com pregaria grossa de metal amarelo
-
Dimensões (cm): Alt. 90,0 x Larg. 53,5 x Prof. 45,0
-
Descrição: Cadeira com estrutura em madeira revestida de couro lavrado fixo com pregaria de metal amarelo (duas fiadas de pregos no espaldar e três na aba do assento). Espaldar rectangular, com cachaço rectilíneo; couro com decoração pintada a dourado inserida em moldura que contorna todo o espaldar, onde se representam génios alados, aves, elementos vegetalistas e duas figuras alegóricas da Retórica e da Música, identificadas por cartelas sobrepostas com respectiva inscrição. Ao centro do espaldar um escudo peninsular com paquife, encimado por um elmo.
O assento, rectangular, é acolchoado ao centro. As pernas traseiras são lisas e de secção quadrada; as dianteiras, torneadas, têm cubos de intercepção entre a testeira e as travessas laterais; testeira torneada e travessas, em "H", torneadas; pés dianteiros em forma de bola achatada sob paralelepípedos de intercepção que unem as pernas e as travessas.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)
Bibliografia
- Pereira, Franklin, Na Senda do Passado: o couro lavrado no mobiliário português do período barroco (séculos XVII e XVIII), IPM, 1997