Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3683
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1830/1888
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada e estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 127,5 x Larg. 93,5 x Prof. 74,0
-
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira, estofada com veludo em relevo, estampado com flores e folhas policromas: fundo beje e padrão relevado de tons ocres, castanhos e vermelho. Espaldar rectangular, sendo mais largo ao nível do cachaço, que é arqueado; é todo estofado na frente e nas costas, sem madeira aparente.
Arranque dos braços com dois meninos reclinados, em vulto perfeito, encostados ao espaldar. Braços ondulados, decorados com talha miuda, com as extremidades enroladas em S decorado com uma folha sobreposta. O suporte é formado por dois rapazes esculpidos em vulto perfeito, que se encontram de pé, descalços e de joelho flectido, sustentando ao ombro o braço da cadeira. Estão sobre um soco quadrado, que assenta sobre o joelho da perna.
O assento de forma trapezoidal é todo revestido com o estofo. Pernas galbadas, de joelho pronunciado, decorado com folhagem sobreposta; travessas em "X", arqueadas e fixas aos pés, tendo no ponto de cruzamento um peão em madeira torneada. Os pés apresentam formas animais: nos da frente uma cabeça e nos de trás uma pata.
-
-
Origem/Historial: Já na aguarela do Atelier de Pintura, da autoria de E. Casanova, datada de 1889, se pode ver esta peça representada.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Itália (?)
Bibliografia
- D. Luís I Duque do Porto e Rei de Portugal / Palácio Nacional da Ajuda; planificação, coord. e realização Isabel da Silveira Godinho ; elaboração do texto e org. do catálogo Francisco de Carvalho Louro, Graça Mendes Pinto. Lisboa: PNA, 1990.