Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3554
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada, gravada e encerada
-
Dimensões (cm): Alt. 104 x Larg. 37,5 x Prof. 43,5
-
Descrição: Cadeira com estrutura em madeira entalhada e recortada, à maneria da tipologia italiana dita "scabello". Espaldar irregular, de configuração losangular, com o rebordo em forma de volutas; o cachaço, recortado, é rematado no topo por uma concha. Ao centro do encosto, um cabochão trespassado por uma faixa, inserido em cartela; aos lados, um ramo de flores suspenso.
Assento rectângular com rebordo ondulado e a superfície toda gravada com elementos vegetalístas; aba com três ordens de elementos decorativos: a 1ª estriada, a 2ª com estrias com diagonais opostas, a 3ª com escamas.
Pernas de secção quadrada unidas ao centro por decoração entalhada que glosa todo o corpo superior (as pernas não se destacam da superfície decorativa). Pés em forma de garra, ligadas por duas volutas unidas por uma concha (a forma invertida do topo do cachaço); as garras assentam sobre um tacão com estrias.
-
-
Origem/Historial: No verso do espaldar encontra-se uma etiqueta com o monograma da rainha D.Maria Pia, encimado pela coroa real. Este tipo de etiquetas corresponde aos que eram colados nas peças por ocasião de divisão de bens (partilhas). Pelos vistos, esta foi uma das cadeiras escolhidas pela rainha, ou uma peça que lhe pertencia.
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Itália (?)
Bibliografia
- PAYNE, Christopher - 19Th Century European Furniture. Suffolk: Antique Collector's Club, 1985