A merenda
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Museu: Palácio Nacional da Ajuda
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Nº de Inventário: 193
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Têxteis
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Autor:
Goya, Francisco; (Pintor)
Autor desconhecido (Tapeceiro)
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Datação: 1784
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Técnica: Tapeçaria de liço
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Dimensões (cm): Alt. 334 x Larg. 353
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Descrição: Nesta tapeçaria de grandes dimensões os protagonistas - um grupo de cinco homens e uma mulher - destacam-se de um fundo paisagístico.
Sentados no chão sobre as suas capas, os dois homens à direita da composição levantam os seus copos homenageando a vendedora de laranjas que os interpela. À esquerda, um dos homens fuma um cigarro preto. Ao centro, sobre uma toalha branca e ao seu redor, restos de uma merenda, pratos de metal (prata?), um copo,...
Ver mais tachos, facas e garrafas. Os homens trajam de forma elegante e colorida.
Em segundo plano, outros cinco homens envoltos em capas, peça obrigatória do traje popular madrileno.
As personagens destacam-se no primeiro de uma sucessão de diferentes planos, representando uma paisagem arborizada e montanhosa onde se vislumbram, ao fundo, alguns edifícios que sugerem a proximidade de um aglomerado urbano.
A merenda foi o primeiro da segunda série de cartões pintada por Francisco Goya (1746-182) para o palácio do Pardo. A 30 de Outubro de 1776, o pintor entregou na Real Fábrica de Tapeçarias de Santa Bárbara este modelo para uma tapeçaria destinada à sala de jantar dos príncipes das Astúrias.
Cercadura e orlas:
Seguindo os modelos em voga na época, quando as composições figurativas e com motivos alegóricos eram já consideradas obsoletas, estas cercaduras apresentam o chamado padrão em "SS e platillos", de motivos vegetais e geométricos e cores vivas (onde predominam os amarelos, azuis e vermelhos).
As orlas são castanhas escuras. Fechar
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Origem/Historial: A primeira edição desta série foi concebida para a sala de jantar dos príncipes das Astúrias no palácio do Pardo, em Madrid.
A série actualmente no PNA foi oferecida por Carlos III de Espanha à sua sobrinha D. Maria I de Portugal. As tapeçarias, que chegaram a Portugal em Dezembro de 1784, destinavam-se às duas salas do dossel da Rainha no Paço de Madeira.
Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia...
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Incorporação: Casa Real
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Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911
- Illustração Portugueza. Lisboa: 1906
- Illustração Portugueza, No. 117, 18 Maio 1908
- MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1983
- SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias da Casa Real Portuguesa em Setecentos: a Colecção do Palácio Nacional da Ajuda [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras]. Lisboa,: 2006
- SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias segundo cartões de Francisco Goya, Guillermo Anglois e José del Castillo nas antigas colecções da Coroa portuguesa, in Revista Olisipo, II série, nº 26. Lisboa,: Janeiro/Junho 2007
- SANTANA, Maria Manuela; MIRA, Filomena; FIGUEIREDO, Mariana - Tapeçarias do Palácio Nacional da Ajuda da Real Fábrica de Santa Bárbara de Madrid: Projecto de Conservação, in Património - Estudos, nº 4. Lisboa: MC - IPPAR, 2003