Morte de Meleagro
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 57884
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Le Brun, Charles (1619-1690) (Pintor do cartão)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Tapeçaria de liço
-
Dimensões (cm): Alt. 250; 233 x Larg. 168
-
Descrição: Reproduzindo uma passagem de "Metamorfoses" de Ovídio - a morte de Meleagro - esta tapeçaria é a última de uma sequência dedicada ao herói. A série representa os episódios mais marcantes da vida de Meleagro desde o nascimento, quando as três Parcas predizem a sua morte para o momento em que se extinguisse o fogo que estas atiçaram, até à morte quando Alteia, sua mãe, com a intenção de vingar o assassínio dos irmãos, remete no fogo o tição que assegurava a vida do herói.
O primeiro fragmento de tapeçaria representa Meleagro rodeado por diversas figuras, consumindo-se no leito e lamentando o seu fim inglório, "a sua morte cobarde e sem sangue".(1)
O segundo é parte de uma cercadura da uma série "História de Meleagro", que se pensa pertencer a esta tapeçaria ou a outra da mesma série. Ostenta troféus de caça, um cão e uma cabeça de javali, alusão à caçada do javali de Caledónia, e é contornada pela orla azul regulamentar de Aubusson, onde está tecida uma das marcas da Manufactura: "MRD".
(1) Ovídio, "Metamorfoses", VIII, 518.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias da Casa Real Portuguesa em Setecentos: a Colecção do Palácio Nacional da Ajuda [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras]. Lisboa,: 2006