Técnica: Madeira torneada, entalhada, dourada e estofada, estofo fixo com pregaria de metal amarelo
Dimensões (cm): Alt. 97,5 x Larg. 73,0 x Prof. 65,0
Descrição: Cadeira de braços com estrutura em madeira dourada, estofada com tapeçaria de lã e seda; espaldar plano de configuração quadrada com lados reentrantes e cantos arredondados, moldurado com caneluras; cachaço decorado ao centro com dois pés de flor ladeado por folhas e volutas, tapeçaria com temática figurativa - uma figura masculina sentada, trajando indumentária do século XVIII, segurando grinalda de flores; rebordo inferior do espaldar com duas flores abertas unidas ladeadas por folhas; braços rectilíneos interceptados por manchetes e rematados por macetas compostas por caneluras enroladas em caracol; suporte dos braços ondulado com prolongamento das caneluras dos braços; assento trapezoidal, com a figura de um boi e um cão; ilhargas curvilíneas; aro e aba ondulados; aba entalhada com dois pés de flor ladeados por folhagem; pernas galbadas com uma flor aberta entalhada nos joelhos, envolvida por volutas em "c"; pés com folha entalhada, assentes sobre socos cilíndricos.
Origem/Historial: A obra de Jean de la Fontaine (1621-1695) representa um exemplo moral para a sociedade da época, sendo uma referência constante nas artes decorativas francesas dos séculos XVII e XVIII.
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961
AAVV, Palácio Nacional da Ajuda, Col. Museus de Portugal, Quidnovi, 2011