Cadeira
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 4145
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1815/1824
-
-
Técnica: Madeira torneada, entalhada, pintada e estofada
-
Dimensões (cm): Alt. 117,5 x Larg. 70,0 x Prof. 61,0
-
Descrição: Cadeira com estrutura em madeira dourada estofada com veludo vermelho. Espaldar rectangular; cachaço com florão aberto, com cabochão ao centro, ladeado por volutas que se alongam até às extremidades; aro estriado envolvendo as costas, cujo estofo rectangular saliente, é moldurado por talha lisa, decorada por um botão em cada lado e uma flor em cada canto.
Assento rectangular, de estofo saliente; aro e aba rectilíneos decorados com cadeias, sobrepostas, de folhas de louro; aba com uma flor no centro. Pernas à etrusca - ligeiramente encurvadas para fora - de secção quadrada, com talha estriada, escavada, a toda a volta (decoração igual à moldura do espaldar). Na junção da perna com a ilharga do assento, cruzando sobre a aba, justapõe-se uma grande folha; pés não destacados.
-
-
Origem/Historial: Algumas cadeiras deste conjunto, nomeadamente as de braços, são visíveis em fotografias antigas do Palácio das Necessidades, do período em que o rei D. Fernando II aí residia. Terão, portanto, sido transferidas para o Palácio da Ajuda.
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- CÔRTE-REAL, Manuel H. - O Palácio das Necessidades. Lisboa: Chaves Ferreira Publicações, S.A., 2001
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- AAVV, Palácio Nacional da Ajuda, Col. Museus de Portugal, Quidnovi, 2011