Descrição: Placa de forma rectangular de marfim entalhado em alto relevo representando a imagem da Santa Maria Madalena em busto afastando os atributos da vaidade humana ao receber o chamamento divino.
Santa Maria Madalena apresenta os olhos erguidos para o céu, tem cabelo curto em mechas onduladas ornadas de plumas e uma joia. Enverga vestido profano de grande gola e punhos de renda e mangas tufadas com golpeados e apanhados; uma das mãos arranca os colares do pescoço e a outra afasta os atributos da vaidade humana que abandona: grilhões e aneis, boceta e frasco de perfume, espelho, pente, frisador de cabelo e, até, um medalhão com retrato masculino. Em redor da cabeça apresenta um resplendor.
Origem/Historial: A peça teve em tempos a etiqueta do Arrolamento dos Paços (17252) e a etiqueta nº 1239.
Foi transferida do Palácio Nacional das Necessidades para o Palácio Nacional da Ajuda em 1968, na sequência do despacho do Subsecretário de Estado do Tesouro datado de 6 de Junho do mesmo ano.
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
Távora, Bernardo Ferrão. Imaginária Luso-Oriental. Coleção Presenças de Imagens, Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1983
Cunha, Mafalda Soares da (coord), A arte do marfim, Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, 1998