Guarda-porta
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 56735
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido
-
Datação: Século 18/19
-
Suporte: Lã
-
Técnica: Decoração aplicada de veludo, passamanaria e diversos tecidos de lã
-
Dimensões (cm): Alt. 282 x Larg. 167
-
Descrição: Guarda-porta ostentando as armas portuguesas dos finais do século XVIII ou inícios do século XIX.
Escudo oval, de prata (?), cinco escudetes de azul postos em cruz, cada um carregado de cinco besantes do primeiro postos em sautor.
Bordadura de vermelho carregada de sete torres (e não castelos) de prata. A orla do escudo está carregada de besantes de azul. Coroa real fechada, cinco hastes perladas aparentes.
Suporte em lã vermelha sobre o qual foram aplicados os seguintes elementos: coroa e escudo reais, diversos motivos decorativos onde predominam os de carácter floral, vegetalista e zoomórfico.
Coroa real em tecido de lã cor de caramelo com motivos decorativos aplicados em veludo de seda castanha e azul petróleo, delimitados por cordões.
Escudo em tecido de lã cor de caramelo, veludo de seda castanha, as cinco quinas em veludo de seda azul.
Os motivos são contornados por cordões dos respectivos materiais e cores.
Escudo ladeado por decoração aplicada em lã em tons de castanho e cor de caramelo, formando motivos florais e vegetalistas (de onde de destacam bolotas e folhas de carvalho(?)), gregas, enrolamentos e fitas azuis de onde pendem duas reservas ovais (em lã cor de caramelo) expostas lateralmente, e uma terceira na base do pano de porta. Nesta terceira, está bordado a fio de lã castanha a letra "M". Esta reserva foi encoberta por outra, que apresenta a incrição "M2".
Lateralmente, duas aguias - de tecido de lã em vários tons de castanho - colocadas sobre esferas - em veludo de seda azul - atravessadas por uma flecha.
Alguns cêntimetros abaixo, enroladas nas fitas, duas serpentes, uma de cada lado.
-
-
-
Incorporação: Direcção-Geral dos Serviços Prisionais.
-