Cómoda
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 3981
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1775/1800
-
Suporte: Estrutura em casquinha; lenços e traseiras das gavetas em vinhático, a frente em pau-santo
-
Técnica: Madeira torneada, recortada, embutida, tingida, polida; latão fundido e cinzelado
-
Dimensões (cm): Alt. 92 x Larg. 136,5 x Prof. 63
-
Descrição: Cómoda com tampo de mármore cinzento, com laivos brancos; estrutura de linhas direitas, tendo na frente duas gavetas no entrepano superior e dois gavetões no inferior. O saial é recortado.
As três faces do móvel - frente e ilhargas -, são profusamente decoradas com finos embutidos de madeira de tons claros, de temática neoclássica, característica do período de D. Maria I: grinaldas de folhas e flores (festões) - tulipas, margaridas, rosas -, urnas, laçaria, pérolas e pilastras; elementos dispostos simetricamente e enquadrados por reservas rectangulares. Nas quatro gavetas a composição desenvolve-se em torno dos dois puxadores e de um escudete em latão, existentes em cada uma. Este jogo de simetrias é sublinhado pelo próprio enquadramento decorativo com reservas, avivadas por filetes embutidos, em todos os alçados. O saial também é decorado com embutidos de idêntica temática - festões.
As quatro pernas são separadas dos montantes pela intercepção de quatro cubos moldurados e canelados; a sua forma afunilada é rematada por pés com rodízios.
O tampo em mármore, com corte de linhas direitas, é saliente e tem o bordo com uma aresta viva seguida por contorno boleado.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal
Bibliografia
- FREIRE, Fernanda Castro - Mobiliário, vol. II, Móveis de Conter, Pousar e de Aparato. Lisboa: FRESS, 2002
- PINTO, Mª Helena Mendes - Os Móveis e o seu tempo. Mobiliário Português no Museu Nacional de Arte Antiga, século XV-XIX. Lisboa: IPPC, 1985-1987