Ulisses descobre Aquiles entre as filhas de Licomedes

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 498
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Têxteis
  • Autor: Orley, Jan Van; (Pintor) Coppens, Augustin; (Pintor) Borght, Jan-Frans van der (Tapeceiro)
  • Datação: 1726/1761
  • Técnica: Tapeçaria de liço
  • Dimensões (cm): Alt. 325 x Larg. 510
  • Descrição: Segundo uma versão pós-homérica da epopeia do lendário herói grego, um oráculo anteviu a morte de Aquiles na guerra de Tróia. Para o salvar deste destino Tétis, sua mãe, disfarça-o de rapariga e confia-o a Licomedes, o rei de Ciro. Acreditando que a expedição a Tróia só teria sucesso com a colaboração de Aquiles, Ulisses e outros gregos foram enviados à corte do rei Licomedes. Para desmascarar Aquiles, disfarçaram-se de mercadores e introduziram, no meio de objectos que certamente agradariam as filhas do rei, um casco de guerra, uma lança e um escudo, que despertariam a atenção do herói. A tapeçaria representa o momento em que Aquiles, vestido de mulher, segura no casco de guerra e no escudo, traindo a sua identidade. À direita da composição, o herói é representado entre as filhas do rei Licomedes, que observam diversos objectos oferecidos pelos supostos mercadores. À esquerda, uma figura masculina trajada de guerreiro e com casco emplumado - Ulisses - avança para o grupo de personagens. Junto ao grupo, embrulhos, pacotes, um gomil, tecidos e caixas de onde as raparigas retiram algumas peças. A cena sugere um jardim arborizado, onde algumas das figuras estão sentadas em degraus e junto a uma coluna de pedra. No canto superior direito um panejamento enquadra a cena principal. À esquerda e num plano mais distante, árvores, um muro baixo e uma fonte. Ao fundo, uma balaustrada e, mais ao longe, uma paisagem arborizada. No episódio recriado nesta tapeçaria, Van Orley (1665-1735) tomou como referência as versões da vida do herói relatadas por Statius (1) e Higinus (2). Esta peça é a única da série que está assinada. Cercadura e orlas: A cercadura reproduze o efeito de uma moldura estreita em talha dourada. Em torno de um eixo central enrolam-se, em espiral, folhas de acanto. As orlas são castanhas escuras. (1) Statius, Puplius Papinius, "Achilleid", I, 671-674 (2) Higinus, Gaius Julius, "Fabulae", XCVI
  • Origem/Historial: A série "História de Aquiles" esteve exposta desde cerca de 1862 na Salinha dos Cães do Palácio da Ajuda. Foi retirada em 1946, por se considerar que estava em más condições de conservação e apresentação. Foi então colocada no Quarto do Rei. Sobre este assunto veja-se "Tapeçarias da Casa Real ..." (campo Bibliografia). Em 2006 deu-se início ao projecto de reconstituição da decoração original da antecâmara da Sala do Despacho ou Salinha dos Cães. Neste contexto a série "História de Aquiles", deslocada durante décadas, foi recolocada nas paredes da sala.
  • Incorporação: Casa Real

Bibliografia

  • APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911
  • MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1983
  • SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias da Casa Real Portuguesa em Setecentos: a Colecção do Palácio Nacional da Ajuda [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras]. Lisboa,: 2006
  • ZAGALO, Manuel C. de Almeida Cayola - Palácio Nacional da Ajuda: roteiro. Lisboa: Direcção-Geral da Fazenda Pública, 1961

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