Descrição: A composição paisagística desenvolve-se a partir das margens de um rio. Neste flutua uma pequena embarcação com um barqueiro, que a manobra na direcção de um ancoradouro na margem esquerda do rio. Junto ao ancoradouro, outras duas personagens aparentemente carregando mercadorias para o cais.
O cenário é enquadrado por árvores frondosas. Em último plano, na margem esquerda, um conjunto de edificações ladeadas por árvores de grande porte e, à direita, os mastros e as velas de um barco.
Cercadura e orlas:
Uma cercadura larga contorna a tapeçaria. À volta de um toro, rematado nos quatro cantos por florões concheados, enrolam-se folhas de acanto e grinaldas de flores.
Origem/Historial: A tapeçaria "Cenas à beira de um rio" terá pertencido ao Paço das Necessidades, num período anterior à implantação da República.
Em data não apurada, a tapeçaria "Cenas à beira e um rio" e outras oito tapeçarias saíram do Palácio das Necessidades para o local onde foram restauradas sob a responsabilidade de J. Taborda de Magalhães. Constam do arrolamento dos bens do Palácio da Ajuda de 1911, onde consta igualmente a indicação de que os seus restauros terminaram cerca de 1910.
APNA, Arrolamento Judicial..., 1911, vol. 2, nºs 38 e 39, fls. 545-547.
Incorporação: Casa Real
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911
MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1983
SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias da Casa Real Portuguesa em Setecentos: a Colecção do Palácio Nacional da Ajuda [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras]. Lisboa,: 2006
Pascal-François Bertrand, Aubusson Tapisseries des Lumières. Splendeurs de la Manufacture royale, fournisseur de l’Europe au XVIIIe siècle, Snoeck, Cité de la tapisserie et de l’art tissé, 2013, 336 pages et 500 illustrations. ISBN : 978-94-6161-122-2