Figura de cortesã

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 2766
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 17
  • Suporte: Tela
  • Dimensões (cm): Alt. 98 x Larg. 73
  • Descrição: A pintura representa uma figura feminina, a meio corpo, voltada à esquerda, com o cabelo atado atrás com om um laço preto, de onde pende um penacho branco. Usa brincos com uma pérola e tem ao pescoço uma fita fina. Enverga camisa branca e um vestido escuro debruado e mesclado a ouro, com um decote largo e redondo, a meio do qual se vê uma pregadeira que a personagem segura com a mão esquerda. Entre os dedos da mão direita, segura uma moeda de ouro. Mais abaixo, sobre uma mesa, podem ver-se outras moedas, umas de ouro, outras de prata.
  • Origem/Historial: A obra esteve colocada na Galeria de Quadros, tendo-lhe sido atribuído o n.º X''' 696 no Arrolamento Judicial (1911). Mais recentemente, esteve no Corredor Largo, sendo depois transferida para o Gabinete de Trabalho do Rei, onde se mantém. No Arrolamento Judicial (1911), põe-se a hipótese de se tratar de um retrato de Saskia, primeira mulher de Rembrandt [Saskia Uylenburgh (1612-1642)] e numa ficha de inventário antiga, de ser uma pintura dessa personagem executada por Caravaggio. Neste último caso, a hipótese tem de ser afastada, já que Caravaggio morreu em 1610. Quanto a tratar-se de Saskia, aparentemente não se vislumbram semelhanças flagrantes com os exemplares mais conhecidos da sua iconografia. Por outro lado, neste quadro, há afinidades com a pintura "caravaggiana", não só na técnica utilizada, mas também na pose do modelo. Na verdade, encontram-se nele traços que lembram a figura de Santa Úrsula, do quadro "O Martírio de Santa Úrsula" (1610), de Caravaggio (Col. Banco Intesa, Nápoles). Por isso, tratar-se de uma obra da oficina do artista milanês, ou de um seu seguidor, será sempre uma hipótese a considerar, podendo, nesse caso, ser mesmo um retrato de Saskia. A peça tem no verso os números 139 e 130, pintados respectivamente a vermelho e a preto.
  • Incorporação: Pertencia às colecções da Casa Real

Bibliografia

  • APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 15, 1913-1914

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