Caixa de toilette
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 1825
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 19/20
-
-
Técnica: Prata dourada cinzelada, esmalte
-
Dimensões (cm): Alt. 6,5 x Diâm. 13,7
-
Descrição: Caixa de toilette em prata dourada e cinzelada, em estilo "rocaille", com motivo decorativo pintado em esmalte sobre a tampa.
Forma circular, de bojo pronunciadamente convexo e tampa amovível, em forma de calote achatada, com molduramento liso no bordo.
O bojo é decorado com concheados e motivos ondulados simulando as ondas do mar sobre campo levemente puncionado. Entre estes motivos destacam-se três pequenas composições florais com folhagem. A tampa apresenta o mesmo tipo de decoração com concheado em todo o redor, volutas e folhagem sobre campo puncionado, formando uma moldura no interior da qual figura uma cena de interior pintada a esmalte. A cena representa quatro figuras trajando à maneira do século XVIII; duas figuras femininas sentadas do lado esquerdo escutam uma interpretação musical executada por dois elementos masculinos, um tocando violoncelo, o ourto, violino.
A caixa assenta sobre uma base anelar em prata dourada lisa.
-
-
Origem/Historial: Esta caixa foi importada pelos ourives Leitão & Irmão para a Casa Real portuguesa.
Em 1911, por ocasião do arrolamento dos bens da Casa Real, a referida caixa encontrava-se no Quarto de Cama da Sra. D. Maria Pia, onde foi arrolada sob a verba "S 60".
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911
- BEUQUE, Emile - Dictionnaire des Poinçons officiels français & étrangers (...), Tome I. Paris: F. de Nobele, 1984
- VIDAL, Manuel Gonçalves; ALMEIDA, Fernando Moitinho de - Marcas de Contrastes e Ourives Portugueses, Vol. II, (1887 a 1993). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1996