Dólman
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 56964
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Traje
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1861/1908
-
Suporte: Lã
-
Técnica: Tecido em lã; cordão e galão de seda; bordado de aplicação em fio de metal dourado.
Forro em cetim de seda.
-
Dimensões (cm): Comp. mangas: 65 x Alt. 75 x Larg. ombros: 44
-
Descrição: Dólman (incompleto) de Marechal General do Exército pertencente ao Rei D. Luís ou ao Rei D. Carlos. Não é possível identificar a qual dos reis pertenceu uma vez que lhe foram retirados os distintivos.
Dólman em tecido de lã azul ferrete apertando à frente com seis alamares em cordão de seda.
Bolsos (embutidos) e orlas guarnecidos com cordão e galão de seda preta.
Nos ombros, duas platinas em cordão de metal dourado. Originalmente, deveriam estar fixas com dois botões de cobre dourado, regulamentares de oficial general.
A gola, parcialmente destruída, tem aplicado um galão de seda preta em forma de quadrado e aperta à frente com um colchete.
As costas são decoradas com cordão e galão de seda e quatro alamares forrados com o mesmo material.
Um dos punhos tem dois botões de alamares, o outro já só tem um. São decorados com cordão de seda preta e galões aplicados em fio de metal dourado. Estes galões não correspondem a patentes, têm a função de distinguir o uniforme do Rei.
Forro em cetim (?) de seda preta.
-
-
Origem/Historial: O uniforme de Marechal General do Exército era exclusivamente usado do rei, razão pela qual se pode concluir que este dólman pertenceu aos monarcas D. Luís ou D. Carlos I. Na ausência dos respectivos distintivos, não é possível saber qual dos dois reis a terá usado.
D. Luís foi fotografado envergando um dólman com este modelo, ou com um modelo muito semelhante. Veja-se "Rei D. Luís I: Iconografia", PNA, 1990, fotog. 66 e 67.
-
Incorporação: Casa Real
-