Cena de interior com comensais
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 2843
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
Suporte: Tela
-
-
Dimensões (cm): Alt. 59,5 x Larg. 79
-
Descrição: Cena de interior representando um grupo de comensais à volta de uma mesa, coberta com um pano branco posto sobre uma toalha castanha, franjada, em cima da qual estão as iguarias. Na cabeceira direita da mesa, sentado numa cadeira de couro, um homem, recostado, levanta na mão direita um copo de vidro e, com a esquerda, segura o chapéu, enquanto uma mulher, de pé, parece falar-lhe, acariciando-lhe o rosto. Mais à esquerda, de frente para o observador, vê-se um casal sentado, ele pousando as mãos nos ombros dela. Num plano mais próximo, outro homem, de costas e de chapéu em plumado na cabeça, parece preparar-se para se sentar, ao mesmo tempo que fala com uma mulher que retira um copo de uma bandeja que um jovem serviçal lhe estende. À direita deste, no chão, vê-se um refrescador de bebidas.
-
-
Origem/Historial: Através das partilhas de bens por morte de D. Luís, sabe-se que o quadro, pelo menos nos anos de 1889, 1897 e 1899, estava na chamada Arrecadação do Piso Térreo, sob o número 334.
Quando da elaboração do Arrolamento Judicial (1911), integrava a Galeria de Quadros, tendo sido inventariado com o número X'''192.
Já mais recentemente, esteve colocado no Corredor de D. Luís, no Corredor Largo, no Corredor Administrativo e, finalmente, no Corredor do Elevador da Rainha.
A pintura tem semelhanças flagrantes com um quadro da mesma temática e composição semelhante, da autoria do pintor flamengo Christoffel Jacobsz van der Lamen (1606 ou 1615-1651).
-
Incorporação: Pertenceu à colecção de pintura de D. Luís
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol.14, 1912-1913