Toalha de chá (2)/Conjunto de duas toalhas e vinte e quatro guardanapos
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 38749
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
Suporte: Linho
-
Técnica: Damasco. Decoração obtida por trama lançada. Ajour nas orlas.
-
Dimensões (cm): Alt. 165 x Larg. 240
-
Descrição: Toalha de mesa rectangular, para serviço de chá, pertencente a um conjunto de duas toalhas e vinte e quatro guardanapos.
Tecida em damasco de linho branco com padrão floral. A toalha é contornada por uma faixa larga com motivos florais e vegetalistas em tons verde e cor-de-rosa. Este complemento decorativo é obtido por trama lançada. A orla é decorada com ajour.
Num dos cantos apresenta as dimensões bordadas a linha vermelha : "1.65 L 2.40 C".
O conjunto está guardado numa caixa rectangular de cartão branco, aparentamente a caixa original, em cuja tampa está colada uma etiqueta do Arrolamento Judicial com o número "D'' 118". Na mesma caixa encontra-se uma fita em tafetá de seda azul com uma etiquta igual.
-
-
Origem/Historial: O conjunto pertencia à Casa Real encontrando-se, na data do arrolamento dos bens, na Rouparia do antigo Paço da Ajuda. O conjunto nunca foi usado e está guardado na sua caixa original. Foi arrolado com o nº "D'' 118" e descrito no Arrolamento Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, volume 5, fol. 1707 v., nº 118 nos seguintes moldes:
"Duas toalhas de linho, de meza, com bainha aberta, numa barra de folhas verdes, largas e estreitas, e cachos de flôres côr de rosa, e no resto das toalhas, a branco, restos de martyrios, soltos, ao que parece com 2,40 de C. e 1,60 de L., conforme as marcas, a linha encarnada, que tem, e a que correspondem vinte e quatro guardanapos iguaes, com as mesmas decorações, tendo 0,38 de C. e 0,37 de L., para serviço de chá, e tudo contido n'uma caixa de papelão".
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911