Gomil

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 5156
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Ourivesaria
  • Autor: Autor desconhecido (Ourives)
  • Técnica: Prata dourada, cinzelada, gravada e recortada
  • Dimensões (cm): Alt. 46,5 x Larg. 31 x Esp. 18,5
  • Descrição: Gomil em prata dourada, cinzelada, gravada e recortada, com tampa articulada, profusamente ornamentado com espinhosas folhagens de cardo. Base circular de centro alteado, com molduramentos lisos, circundada por um feixe torcido de folhagens e corda. Estes molduramentos são rematados por uma faixa rendilhada recortada e vazada. A parte superior da base e o pé apresentam uma decoração contínua de folhas de cardo encrespadas. A esta decoração sobrepõem-se grandes folhas de cardo recortadas, aplicadas junto à ligação com o bojo. O bojo piriforme apresenta o mesmo tipo de decoração, com grande profusão de cardos que cobrem completamente a sua superfície e se prolongam sobre a curvatura inferior do bico que se justapõe ao bojo. O colo e a tampa em forma de calote, apresentam-se ornamentados com sucessivas camadas de folhas pontiagudas simulando uma alcachofra. O bordo, rematado por molduramento tubular liso, é antecedido por um feixe torcido de folhagens e corda semelhante ao da base. Do mesmo modo, a orla da tampa é também rematada por uma faixa rendilhada recortada e vazada igual à que ornamenta a base. A parte superior da tampa é rematada por uma plataforma circular lisa com moldura de folhas recortadas, onde outrora estaria aplicado um elemento heráldico. Por cima da dobra da tampa posicionam-se dois seres híbridos afrontados com cabeça humana, peito de escorpião, carapaça de folhagem sobre as costas e patas de animal trífidas. O bico justaposto ao bojo é rematado por uma meias figura masculina que se assemelha a uma gárgula. Apresenta o tronco desnudado, levemente arqueado, estendendo ambos os braços para trás e apoiando as mãos sobre o colo do jarro. Da sua boca sai um bico tubular pelo qual é vertido o líquido. A asa, em forma de "S", é formada por três figuras fantásticas, duas das quais parecem devorar-se mutuamente. Os seus corpos emiscuem-se com uma profusa decoração de elementos vegetalistas, volutiformes e cabeças de pássaro. O interior da tampa apresenta-se decorado com uma sucessão de faixas concêntricas de cariz geométrico e vegetalista, ostentando ao centro um escudo de armas cinzelado: escudo esquartelado com as armas dos Mendonça no 1º e 4º quartel e dos Silva ou Castelo-Branco no 2º e 3º.
  • Origem/Historial: Este gomil estava exposto sobre uma mísula no Gabinete de Trabalho do rei D. Fernando II, no Palácio das Necessidades, como o testemunham duas fotografias datadas de 1886 (vd. Bibliografia - Manuel H. Côrte-Real, O Palácio das Necessidades, p. 51; D. Fernando. Rei-Artista, Artista-Rei, pp. 203 e 206). Imediatamente acima do gomil, encontrava-se o prato com o qual o mesmo forma conjunto (Prato de água-às-mãos com o monograma MF, inv. 5164) suspenso na parede. Mais tarde, em 1903, ambas as peças se encontravam também a decorar o quarto do rei D. Carlos no qual ficou instalado o rei Eduardo VII da Grã-Bretanha por ocasião da sua visita a Portugal (vd. Manuel H. Côrte-Real, O Palácio das Necessidades, p. 135; O Occidente, Revista Ilustrada de Portugal e do Estrangeiro, Lisboa, 10.4.1903, p. 75). Em 1910 decoravam os aposentos do rei D. Manuel II, ocasião em que foi arrolado sob a verba "1079" juntamente com o respectivo prato, inv. 5164 (APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 1, 1910-1912). Em 1931 foi transferido para o Palácio Nacional da Ajuda. Integra o vasto conjunto de prata de aparato proveniente dos bens da Casa Real portuguesa.
  • Incorporação: Casa Real
  • Centro de Fabrico: Portugal

Bibliografia

  • ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Iconografia Narrativa na Ourivesaria Manuelina: as Salvas Historiadas, Dissertação de Mestrado em História da Arte, FCSH, UNL: Out. 1997
  • APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional das Necessidades, vol. 1, 1910-1912
  • CAETANO, Joaquim Oliveira - Função, Decoração e Iconografia das Salvas, in Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. A Colecção de Ourivesaria. 1º Vol.: do românico ao manuelino. Lisboa: IPM, 1995
  • CÔRTE-REAL, Manuel H. - O Palácio das Necessidades. Lisboa: Chaves Ferreira Publicações, S.A., 2001
  • COUTO, João; GONÇALVES, A. Manuel - Ourivesaria em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1960
  • D. Fernando II. Rei-Artista, Artista-Rei. Lisboa: Fundação da Casa de Bragança, 1986
  • ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - A circulação da gravura em Portugal: reflexos na ourivesaria dos séculos XV e XVI. Actas do 3.º Colóquio de Artes Decorativas - Iconografia e Fontes de Inspiração. Imagens e Memória da Gravura Europeia. Lisboa: ESAD / FRESS, 2012
  • XAVIER, Hugo - O Museu de Antiguidades da Ajuda: Numismática e Ourivesaria das colecções reais ao tempo de D. Luís. Revista Museus e Investigação, n.º 8. Lisboa: Instituto de História da Arte / Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2011
  • JARDIM, Maria do Rosário; MONTEIRO, Inês Líbano - A Prata do solene aparato da Coroa portuguesa a partir da segunda metade do século XVIII. Identificação de um conjunto de 23 obras dos sécs. XVI a XVIII. Revista de Artes Decorativas, n.º 4. Porto: CITAR / UCP, 2010
  • ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Artes da Mesa e Cerimoniais Régios na Corte do século XVI. Uma viagem através de obras de arte da ourivesaria nacional. A Mesa dos Reis de Portugal (coord. Ana Isabel Buscu e David Felismino). Lisboa: Círculo de Leitores, 2011
  • SILVA, Nuno Vassallo e - Ourivesaria Portuguesa de Aparato, séculos XV e XVI. Lisboa: Scribe, 2012
  • XAVIER, Hugo - "Propriedade Minha": ourivesaria, marfins e esmaltes da coleção de D. Fernando II, Coleções Em Foco, Palácios Nacionais, Sintra, Queluz, Pena, n.º 4, PSML, 2022. Disponível online em www.parquesdesintra.pt
  • XAVIER, Hugo - "Entre pai e filho: As coleções de ourivesaria de D. Fernando II e de D. Luís I". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023
  • ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - "Istorias, Bastiães e Figuras. Na origem da ourivesaria de tradição narrativa". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023
  • SILVA, Nuno Vassallo e - "Gomil". in RIBEIRO, José Alberto (coord.). Catálogo do Museu Tesouro Real do Palácio Nacional da Ajuda. Lisboa: Imprensa Nacional, 2023

Exposições

  • D. Luís I, Duque do Porto e Rei de Portugal

    • Palácio Nacional da Ajuda - Museu
    • 1/1/1990 a 31/7/1990
    • Exposição Física
  • Tesouros Reais

    • Palácio Nacional da Ajuda - Museu
    • 15/7/1991 a 15/10/1992
    • Exposição Física
  • Exposição de Ourivesaria Portuguesa e Francesa

    • Fundação Ricardo Espírito Santo Silva, Lisboa
    • Exposição Física
  • Les Trésors de l'Orfèvrerie du Portugal

    • Musée des Arts Décoratifs, Paris
    • Exposição Física
  • Catálogo das Jóias e Pratas da Coroa

    • Palácio Nacional da Ajuda
    • Exposição Física
  • L'Age d'Or des Grands Cités

    • Abbaye Saint-Pierre, Gand
    • 14/6/1958 a 14/9/1958
    • Exposição Física
  • Catálogo Illustrado da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola

    • Palácio Alvor, Lisboa
    • Exposição Física
  • Exhibition of Portuguese Art, 800-1800

    • Royal Academy of Arts; London
    • 29/10/1955 a 19/2/1956
    • Exposição Física
  • Exposição da Ourivesaria Portuguesa dos séculos XII a XVII. Comemorações Nacionais de 1940. Catálogo Guia

    • Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra
    • Exposição Física
  • Museu Tesouro Real

    • Palácio Nacional da Ajuda
    • Exposição Física

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