Guardanapo (12)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 38663
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
Suporte: Linho
-
Técnica: Damasco; ajour
-
Dimensões (cm): Alt. 40 x Larg. 38,5
-
Descrição: Guardanapo pertencente a um conjunto para serviço de chá, de duas toalhas e doze guardanapos.
Tecido em damasco de linho branco e amarelo com padrão floral. A orla é decorada com ajour.
O conjunto está guardado numa caixa rectangular de cartão branco, a sua caixa original. Esta apresenta uma etiqueta: "Café Garnitur à 6 Pers. Hohlsaum Nr. 910 | Tuch 185 x 185 c/m Dessert c[?] /0 c/m Farbe c/2 MNr.D/4570".
Na tampa da caixa está colada uma etiqueta do Arrolamento Judicial com o número "D'' 120".
-
-
Origem/Historial: O conjunto pertencia à Casa Real encontrando-se, na data do arrolamento dos bens, na Rouparia do antigo Paço da Ajuda. O conjunto nunca foi usado e está guardado na sua caixa original. Foi arrolado com o nº "D'' 120" e descrito no Arrolamento Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, volume 5, fols. 1708 e 1708 v., nº 120 nos seguintes moldes:
"Duas toalhas de linho, de meza, de fundo amarelo, iguaes em tamanho, ambas de bainha aberta, com barras em rodellas, folhagens e ornatos, arte nova, iguaes e symetricos, que ligados, formam ao centro um quadrado ondeado, com ornatos iguaes e symetricos, em volta, tendo 1,67 de C. e 1,63 de L. e a outra, alem da bainha aberta, uma barra branca, lisa e, depois d'ella, outra d'ornatos iguaes e symetricos, dentro, e uma flor em cada coluna, e depois para o interior uma grinalda de flores, e, ao centro, flores iguaes a essas, ligadas entre si por meio dos pés enlaçados, a que correspondem seis guardanapos a cada uma com ornatos respectivamente semelhantes, e 0,38 por lado, tudo para serviço de chá, e contido numa caixa de papelão".
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911