Guardanapo (12)
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 38746
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: Século 19/20
-
Suporte: Linho
-
Técnica: Damasco; decoração obtida por trama lançada; ajour nas orlas
-
Dimensões (cm): Alt. 38 x Larg. 36
-
Descrição: Guardanapo, para serviço de chá, pertencente a um conjunto de uma toalha e doze guardanapos.
Tecido em damasco de linho branco com padrão floral. A peça é contornada por uma faixa larga com motivos florais e vegetalistas em tons de amarelo dourado. Este complemento decorativo é obtido por trama lançada. A orla é decorada com ajour.
O conjunto está guardado numa caixa rectangular de cartão branco, aparentamente a caixa original. A tampa da caixa tem uma coroa dourada no centro.
Na tampa foi colada uma etiqueta do Arrolamento Judicial com o número "D'' 121" e, escritas a lápis, duas anotações: no topo da caixa "Serviço chá [?] 12 guardanapos 1894 1898 | 1 toalha chá bainha aberta" [nota riscada com um traço de lápis]; na parte inferior esquerda "1 Toalha e 12 Guardanapos | Branco e [?] amarellas | pª serviço de Chá".
-
-
Origem/Historial: O conjunto pertencia à Casa Real encontrando-se, na data do arrolamento dos bens, na Rouparia do antigo Paço da Ajuda. O conjunto nunca foi usado e está guardado na sua caixa original. Foi arrolado com o nº "D'' 121" e descrito no Arrolamento Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, volume 5, fols. 1708 v.-1709, nº 121 nos seguintes moldes:
"Toalha de meza, de linho, de bainha aberta, com uma barra larga de folhas e flores amarellas, grandes, e no resto da toalha as mesmas folhas e flores a branco, tendo 2,35 de C. e 1,85 de L., conforme a marca, a linha encarnada, n'uma das pontas, a que correspondem doze guardanapos d'ornamentação semelhante, tendo 0,37 de C. e 0,36 de L., tudo para serviço de chá".
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911