Biombo
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 1858
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Madeira entalhada, vazada, dourada; vidro recortado
-
Dimensões (cm): Alt. 177 x Larg. 156 x Prof. 12
-
Descrição: Biombo de três folhas assimétricas, com moldura em talha dourada e faces em vidro recortado. Acima de cada pano principal, três reservas mais pequenas, também em vidro, emoldurado por talha dourada.
Móvel com estrutura típica do estilo Luís XV: cada uma das folhas tem uma configuração distinta (mesmo em altura e largura), de recorte ondulado, serpenteante - curva contra curva -, assimétrico, emoldurando vidros de dimensões e recortes irregulares. A decoração entalhada é rica em motivos vegetalistas - folhas e flores - e volutas, que se dispõem ao longo de toda a peça, sendo mais rica ao nível do remate superior de cada folha.
Em cada face externa das folhas laterais e no topo da central, a representação de quatro meninos alados, "putti", em escultura de vulto perfeito: na folha central um par que se abraça, tendo por detrás moldura entalhada em sugestão de um panejamento, e nas laterais - na passagem para a reserva superior - meninos que sobem de braços estendidos.
Na parte inferior de cada folha, pequenas reservas também com vidro, todas com formas e molduras concheadas irregulares.
Cada folha do biombo assenta em dois pés de secção circular, prolongados por enrolamento e folhagem.
-
-
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Portugal (?)