Mesa-secretária

  • Museu: Palácio Nacional da Ajuda
  • Nº de Inventário: 2394
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: SORMANI, Paul (Marceneiro)
  • Datação: 1867/1890
  • Suporte: Interior em carvalho francês
  • Técnica: Madeira torneada, recortada, folheada, polida; bronze fundido, dourado e cinzelado
  • Dimensões (cm): Alt. 77 x Larg. 171 x Prof. 97,5
  • Descrição: Mesa secretária de forma rectangular, com três gavetas na frente. O tampo, hoje em veludo de cor beje, debruado a galão, substitui o original que poderá ter sido em pele, ou em peluche de seda. Móvel folheado a pau-rosa, aplicado "en frisage", com interior em carvalho francês, todo decorada com ricos bronzes dourados de temática vegetalista de estilo Rocócó. Na frente a gaveta central é reentrante e as laterais avançadas; nas costas, embora as gavetas sejam falsas, este perfil é idêntico; nas ilhargas a face é plana, embora o recorte do tampo seja abaulado. O perfil do tampo, todo revestido a bronze boleado, acompanha estas formas - é cintado na zona do assento. O remate inferior das frentes e ilhargas é recortado e ondulado. A frente, ilhargas e sapatas são decoradas com ferragens em bronze dourado de notável qualidade, muito bem adossadas à peça. São sobretudo folhagens alongadas e enroladas, nomeadamente nas faces das gavetas e puxadores. As pernas são galbadas, com curvatura pronunciada ao nível do joelho, onde a decoração em bronze é mais rica. Os quatro pés são revestidos por sapatas em bronze, com desenho naturalista; entre estes e as chutes, cobrinto a aresta das quatro pernas, corre um friso em bronze de folhagem simples.
  • Origem/Historial: Adquirida pela rainha D. Maria Pia na viagem realizada em 1888 pelo valor de 1950 francos franceses (conforme factura de Paul Sormani, de 8 de Dezembro 1888 - IAN/TT, AHMF, CR. Administração da Casa da Rainha, Cx. 6954) Referido também em doc. do APNA 5-II-35. "Moveis Modernos". Rascunho em folha solta, dentro de um caderno de apontamentos sobre fornecedores. Todas as peças constantes desta nota encontram-se na factura referida. Existem no Arquivo de Fotografias do PNA, fotografias enviadas à rainha pela Casa Sormani, que representam peças semelhantes a esta - vistas do alçado, lado e topo. (fotografias/catálogo que era usual os fornecedores enviarem aos seus clientes, para escolha.) Paul Sormani (1817-1877). Ebéniste francês, eleito pela elite parisiense e fornecedor da casa imperial francesa, era especializado na reprodução de móveis Luís XV e Luís XVI. Teve como pares de ofício nomes como os de Henry Dasson (1825-1896), G. Durand (1839-1920), François Linke (1855-1946) e Alphonse Giroux (act. 1838-1867), igualmente fornecedores da Coroa, estabelecidos em Paris. Entre os Mestres setecentistas por si fielmente seguidos, destacam-se Charles Cressent (1685-1768) e Jean-Henri Riesener (1734-1806). No Palácio da Ajuda existem diversas obras suas. Desde mobiliário - cómodas, secretárias, mesas, biombos e vitrines - a estojos com serviços de toucador, toilette e piquenique, comprados por D. Maria Pia directamente na loja, durante viagens realizadas ao longo do reinado, ou encomendados a partir de Lisboa, por intermédio de catálogos e fotografias remetidas pelo estabelecimento comercial de Paris. Italiano, natural de Canzo, na região de Veneza (província de Como na Lombardia), Paul Sormani casa em 1847 com a francesa Ursule Marie-Philippine Bouvaist e instala-se em Paris. Neste mesmo ano já se conhece a sua primeira oficina, no número 7 cimetière Saint Nicolas; em 1854 muda-se para o número 114 rue du Temple; e, finalmente, em 1867, fixa-se no número 10 rue Charlot, onde exerce até morrer. Após 1877, o filho Paul-Charles Sormani e a mulher mantêm a oficina da rue Charlot aberta. Só em 1914, quando se associam à casa Thiebault frères, se estabelecem no número 134 boulevard Haussman, que encerra em 1934. De início especializado em nécessaires, malas e estojos de viagem, é fundamentalmente a apartir de 1867 que começa a dedicar-se mais ao fabrico de mobiliário, especializando-se nos petits meubles de luxe et de fantaisie, como o próprio identificava. Uma patente sua registada em Inglaterra, a 26 de Novembro de 1852, pela invenção de um "estojo de viagem aperfeiçoado", indica-nos não só a criatividade e originalidade que detinha na matéria, como o facto, aparentemente desconhecido, de ter tido loja em Londres. Mas foi através do mobiliário e da sua mestria em ébénisterie, que o seu nome se afirmou. Logo dois anos depois de ter actividade aberta em Paris, em 1849, participou na Exposição Industrial realizada na cidade, ganhando uma medalha de Bronze. A esta seguiram-se: a Exposição Universal de 1855 (Paris), onde lhe foi atribuida a medalha de prata de Primeira Classe; a de Londres, 1862, onde recebeu uma medalha de 2º Lugar e, finalmente, a 2ª Exposição Universal de Paris, em 1867, na qual apresentou móveis pequenos de luxo. Nesta mostra recebeu a medalha de Prata, tendo a sua participação ficado célebre e descrita no catálogo da exposição por "[...] toda a sua produção revelar uma qualidade de execução de primeiríssima ordem" (Ledoux-Lebard pg. 583) distinção que o acompanhou até ao final da vida. in artigo MCRA
  • Incorporação: Casa Real
  • Centro de Fabrico: França

Bibliografia

  • ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Mobiliário da Época de Napoleão III nas colecções do Paço da Ajuda, in Mobiliário Português - Actas do I Colóquio de Artes Decorativas (ESAD/FRESS, 27 e 28 Setembro 2007). Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008 (pp. 127 a 139)
  • BACCHESCHI, Edy - Les Ébénistes du XIXe Siècle. Paris: Payot, 1987
  • Le Mobilier Français du XIXe Siècle 1795-1889. Dictionnaire des Ébenistes et des Menuisiers. Paris: Les Éditions de l'Amateur, 1989
  • LEDOUX-LEBARD, Denise - Le Mobilier français du XIX siècle, 1795-1889. Dictionnaire des Ébénistes et des Menuisiers. Paris: Les Éditions de l'Amateur, 1989
  • ANDRADE, Mª do Carmo Rebello de, "Paul Sormani e o estilo Luis XV. Os móveis preferidos da rainha D. Maria Pia", Revista de Artes Decorativas, nº 3, Universidade Católica Portuguesa, Porto, Citar, 2009.

Multimédia

  • 10249.jpg

    Imagem
  • 10260.jpg

    Imagem
  • 10255.jpg

    Imagem
  • 10258.jpg

    Imagem
  • 10250.jpg

    Imagem
  • 10251.jpg

    Imagem
  • 10252.jpg

    Imagem
  • 10259.jpg

    Imagem
  • 10261.jpg

    Imagem
  • 10254.jpg

    Imagem
  • 10253.jpg

    Imagem
  • 10256.jpg

    Imagem
  • 10257.jpg

    Imagem
  • 10262.jpg

    Imagem