Mesa de chá
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Museu: Palácio Nacional da Ajuda
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Nº de Inventário: 50859
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Mobiliário
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Autor:
SORMANI, Paul (Marceneiro)
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Datação: 1867/1901
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Técnica: Madeira recortada, folheada, polida; bronze fundido, dourado e cinzelado
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Dimensões (cm): Alt. 91 x Larg. 99 x Prof. 57,5
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Descrição: Mesa de chá de dois andares unidos por peças em bronze dourado e cinzelado, em estilo rocaille. Cada prateleira, ou tampo, apresenta um trabalho muito simples de folheado em pau-rosa, mas numa aplicação em "frisage" de quatro folhas convergentes para o centro, a qual confere à peça uma decoração rica. Os topos dos tampos são de recorte ondulado.
O tampo principal, o inferior, é todo contornado/cintado por moldura de bronze. O remate inferior da aba, frente e ilhargas, é recortado e ondulado.
As pernas são galbadas, com curvatura pronunciada ao nível do joelho, onde a decoração em bronze é mais rica. Os quatro pés são revestidos por sapatas em bronze, com desenho naturalista
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Origem/Historial: Adquirida pela rainha D. Maria Pia na viagem de 1901 pelo valor de 1200 ff.
APNA 9.5.1, doc. 1169 - Peças colocadas no Real Thezouro - viagem de 1901.
APNA 7.1.1, doc. 121, s.d - "Contas a pagar. Todas juntas". Documento que datamos de 1901.
APNA 7.1.1, doc. 77 e 10.2.1
De acordo com a documentação da época, esta mesa possuía uma tampa de cristal, que hoje não existe .
Existem no Arquivo de Fotografias do PNA, fotografias enviadas à rainha pela Casa Sormani, que representam esta peça "modelo nº 333" : vistas do alçado, lado e topo. (fotografias/catálogo que era usual os fornecedores enviarem aos seus clientes, para escolha.)
Cx. 3. Fotografias inv. F63573-74 e F63601-03.
Paul Sormani (1817-1877). Ebéniste francês, eleito pela elite parisiense e fornecedor da casa imperial francesa, era especializado na reprodução de móveis Luís XV e Luís XVI. Teve como pares de ofício nomes como os de Henry Dasson (1825-1896), G. Durand (1839-1920), François Linke (1855-1946) e Alphonse Giroux (act. 1838-1867), igualmente fornecedores da Coroa, estabelecidos em Paris. Entre os Mestres setecentistas por si fielmente seguidos, destacam-se Charles Cressent (1685-1768) e Jean-Henri Riesener (1734-1806).
No Palácio da Ajuda existem diversas obras suas. Desde mobiliário - cómodas, secretárias, mesas, biombos e vitrines - a estojos com serviços de toucador, toilette e piquenique, comprados por D. Maria Pia directamente na loja, durante viagens realizadas ao longo do reinado, ou encomendados a partir de Lisboa, por intermédio de catálogos e fotografias remetidas pelo estabelecimento comercial de Paris.
Italiano, natural de Canzo, na região de Veneza (província de Como na Lombardia), Paul Sormani casa em 1847 com a francesa Ursule Marie-Philippine Bouvaist e instala-se em Paris. Neste mesmo ano já se conhece a sua primeira oficina, no número 7 cimetière Saint Nicolas; em 1854 muda-se para o número 114 rue du Temple; e, finalmente, em 1867, fixa-se no número 10 rue Charlot, onde exerce até morrer. Após 1877, o filho Paul-Charles Sormani e a mulher mantêm a oficina da rue Charlot aberta. Só em 1914, quando se associam à casa Thiebault frères, se estabelecem no número 134 boulevard Haussman, que encerra em 1934.
De início especializado em nécessaires, malas e estojos de viagem, é fundamentalmente a apartir de 1867 que começa a dedicar-se mais ao fabrico de mobiliário, especializando-se nos petits meubles de luxe et de fantaisie, como o próprio identificava. Uma patente sua registada em Inglaterra, a 26 de Novembro de 1852, pela invenção de um "estojo de viagem aperfeiçoado", indica-nos não só a criatividade e originalidade que detinha na matéria, como o facto, aparentemente desconhecido, de ter tido loja em Londres. Mas foi através do mobiliário e da sua mestria em ébénisterie, que o seu nome se afirmou.
Logo dois anos depois de ter actividade aberta em Paris, em 1849, participou na Exposição Industrial realizada na cidade, ganhando uma medalha de Bronze. A esta seguiram-se: a Exposição Universal de 1855 (Paris), onde lhe foi atribuida a medalha de prata de Primeira Classe; a de Londres, 1862, onde recebeu uma medalha de 2º Lugar e, finalmente, a 2ª Exposição Universal de Paris, em 1867, na qual apresentou móveis pequenos de luxo. Nesta mostra recebeu a medalha de Prata, tendo a sua participação ficado célebre e descrita no catálogo da exposição por "[...] toda a sua produção revelar uma qualidade de execução de primeiríssima ordem" (Ledoux-Lebard pg. 583) distinção que o acompanhou até ao final da vida.
in artigo MCRA
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Incorporação: Casa Real
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Centro de Fabrico: França
Bibliografia
- ANDRADE, Maria do Carmo Rebello de - Mobiliário da Época de Napoleão III nas colecções do Paço da Ajuda, in Mobiliário Português - Actas do I Colóquio de Artes Decorativas (ESAD/FRESS, 27 e 28 Setembro 2007). Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 2008 (pp. 127 a 139)
- BACCHESCHI, Edy - Les Ébénistes du XIXe Siècle. Paris: Payot, 1987
- Le Mobilier Français du XIXe Siècle 1795-1889. Dictionnaire des Ébenistes et des Menuisiers. Paris: Les Éditions de l'Amateur, 1989
- LEDOUX-LEBARD, Denise - Le Mobilier français du XIX siècle, 1795-1889. Dictionnaire des Ébénistes et des Menuisiers. Paris: Les Éditions de l'Amateur, 1989