Contador
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 436
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Resi, Luigi (act. 2ª metade séc. XIX) (Marceneiro)
-
Datação: 1862/1889
-
-
Técnica: Madeira entalhada; pedras duras embutidas e esculpidas em baixo relevo; bronze dourado cinzelado
-
Dimensões (cm): Alt. 229 x Larg. 136 x Diâm. 44,5
-
Descrição: Contador em ébano e pedras duras, assente sobre trempe em madeira lacada a preto com apontamentos dourados, com o fundo forrado a damasco de seda de cor amarela.
O corpo principal, de forma rectangular, apresenta um perfil arquitectónico de estilo neoclássico: ao centro um nicho de volta perfeita alberga uma figura feminina em bronze - escultura de vulto perfeito - ladeada por quatro colunas em lápis-lazúli; é sobreposto por um frontão com balaustrada.
De cada lado do nicho duas séries de quatro gavetas; no total são dezasseis as gavetas com as frentes todas decoradas de modos distintos: aplicação em pedra talhada em baixo relevo, com pássaros, flores e frutos, em pedras duras de policromia variada.
A parte superior é rematada por uma balaustrada em metal amarelo, seguida por um frontão arquitectónico encimado por um busto masculino em bronze, e aletas laterais rematas por duas urnas; completam esta composição quatro estatuetas em vulto perfeito, em bronze dourado.
A trempe tem dois montantes em forma de coluna com decoração canelada e gomada, avivada a dourado; o avental tem reservas de mármores embutidas.
-
-
Origem/Historial: Presente italiano para rainha D. Maria Pia
-
Incorporação: Casa Real
-
Centro de Fabrico: Itália, Florença
Bibliografia
- GIUSTI, Annamaria - La Marqueterie de Pierres Dures. Paris: Citadelles & Mazenod, 2005
Exposições
-
Tesouros Reais
- Palácio Nacional da Ajuda - Museu
- 15/7/1991 a 15/10/1992
- Exposição Física