Tapete
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 321
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Nó assimétrico ou persa
-
Dimensões (cm): Comp. 374 x Larg. 281
-
Descrição: Tapete rectangular com medalhão central.
Campo, cercadura e medalhão em tons policromos onde predominam o amarelo, o vermelho, o azul, e o branco.
De nó assimétrico ou persa, urdidura em algodão e nó em lã tingida com tintos vegetais.
Tapete de produção urbana, com dimensões invulgares e, muito provavelmente, produzido por encomenda.
Apresenta, cosida no verso, uma marca de comerciante: "Thomas Bontor e Compy. London" e uma etiqueta em pano "Ajuda 17".
-
-
Origem/Historial: De acordo com o Arrolamento Judicial do Paço da Ajuda, este tapete foi adquirido pelo rei D. Luís por ocasião de uma das suas viagens a Londres:
"Nº.38.
Tapete, estylo persa, com 3,68 de C. e 2,82 de L. tendo num dos topos, do lado do avesso, uma fita azul em que se lê o seguinte em letras brancas: = "Thomas Bonton & Compy. London". - A parte central é um fundo amarello e corado com plantas a azul e a encarnado em diferentes tons, principalmente tendo ao meio um quadrado irregular com fundo azul escuro, orla encarnada ponteada de branco, decorada com flores, predominando os tons brancos, azul claro e encarnado em diferentes tons. O tapete é orlado em toda a volta por uma faixa branca no centro entre duas mais estreitas encarnadas, envolvidas todas trez n' uma azul escura, decoradas todas com folhas e flôres e tendo franjas brancas no topo mais estreitas. = segundo informações do empregado Joaquim Ferreira este tapete e o da sala do despacho, já descripto, foram adquiridos em Londres por D. Luiz", "Arrolamento judicial dos bens existentes no Paço da Ajuda", vol. 1, Sala Azul - M, fols. 95v.-163v., nº 38.
Nesta viagem a Londres D. Luís comprou dois dos tapetes actualmente na colecção do PNA: esta peça e o tapete inventário número 3808. O rei adquiriu os tapetes, então já considerados "antiguidades", ao comerciante Thomas Bontor e Compy. London, com firma estabelecida nesta cidade.
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911