O Velho Tobias recupera a visão
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 55465
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Picon, Jean-François (Tapeceiro)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Tapeçaria de liço
-
Dimensões (cm): Alt. 260 x Larg. 280
-
Descrição: A tapeçaria "O Velho Tobias recupera a vista" pertencente à série "História de Tobias", que constitui a única de temática bíblica na colecção do Palácio Nacional da Ajuda.
A tapeçaria ilustra uma passagem do "Livro de Tobias"(1): Tobias unta com o fel do peixe os olhos de seu pai para o curar da cegueira.
O pai de Tobias está sentado e amparado por Ana. Atrás de Tobias, o anjo São Rafael.
Complementam a composição algumas figuras secundárias, enquadradas numa paisagem arborizada.
A cercadura da tapeçaria é formada por um quadriculado com ornamentação floral de pequena escala, quebrado regular e simetricamente por grinaldas e enquadrado por aparatosos motivos concheado nos quatro ângulos.
A orla foi reconstituída. Debaixo desta existem alguns vestígios da orla azul original.
(1) Antigo Testamento, Tb 11, 11-13.
-
-
Origem/Historial: A tapeçaria está documentada no Palácio da Ajuda apenas em 1911. Esta e outra tapeçaria da mesma série, "Sara e Tobias em Oração", de acordo com o "Arrolamento judicial dos bens existentes no Paço d'Ajuda," (1911, vol. 2, nºs 35 (Sara e Tobias em Oração) e 37 (O Velho Tobias recupera a vista), fls. 544, 545, 545 e 547v, respectivamente), integravam o espólio do Paço das Necessidades. Saíram do Palácio das Necessidades em data anterior a 1910 para serem restauradas por J. Taborda de Magalhães.
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 2, 1911
- MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1983
- SANTANA, Maria Manuela - Tapeçarias da Casa Real Portuguesa em Setecentos: a Colecção do Palácio Nacional da Ajuda [Tese de Mestrado, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras]. Lisboa,: 2006