Toalha / Conjunto de uma toalha e dezoito guardanapos
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 38521
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Têxteis
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19/20
-
Suporte: Linho
-
Técnica: Damasco; bainha aberta
-
Dimensões (cm): Alt. 228 x Larg. 186
-
Descrição: Toalha rectangular, pertencente a um conjunto constituído por uma toalha e dezoito guardanapos.
Toalha tecida em damasco de linho branco. Campo e orla decorados com cinco faixas paralelas em bainha aberta.
O conjunto está guardado numa caixa rectangular de cartão branco, com friso dourado na tampa. Aparentemente trata-se da sua caixa original. Num dos lados a caixa apresenta os seguintes carimbos: "235 D 3623".
Na tampa está colada uma etiqueta do Inventário Judicial com o número "D'' 113" e, escrita a lápis, a seguinte anotação: "1 Toalha e 18 guardanapos finos p.ª chá".
-
-
Origem/Historial: O conjunto pertencia à Casa Real encontrando-se, na data do arrolamento dos bens, na Rouparia do antigo Paço da Ajuda. Aparentemente, o conjunto nunca foi usado e está guardado na sua caixa original. Foi arrolado com o nº "D'' 113" e descrito no Arrolamento Judicial do Palácio Nacional da Ajuda, volume 5, fols. 1704 v.-1705, nº 113 nos seguintes moldes:
"N.º 113
Caixa de papelão, contendo: uma toalha de linho adamascado, com uma barra d'ornatos iguaes e symetricos, de cinco bainhas abertas, quatro mais largas e uma mais estreita, na extremidade, enquadrando uma grinalda de flores e ornatos iguaes e symetricos, tendo no centro flores grandes e folhas correspondentes, com 2,30 de C. e 1,80 de L., a que correspondem: Dezoito guardanapos do mesmo tecido, com duas bainhas abertas e ornatos semelhantes, tendo 0,71 de C. e 0,70 de L., servindo tudo [?] chá."
-
Incorporação: Casa Real
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 5, 1911