Descrição: A pintura representa a Princesa D. Maria Amélia, filha do Imperador D. Pedro I e de sua segunda mulher, D. Amélia Beauharnais. Apresenta-se três quartos voltada à direita. Enverga um vestido cor de pérola, decotado, com folhos rendados que chegam à cintura. Traz, sobre o ombro esquerdo, um manto de arminhos. Tem flores no cabelo apanhado e ostenta um colar de pérolas com duas voltas.
Origem/Historial: Conforme a inscrição na grade do quadro, trata-se de uma cópia de um original de Friederich Dürck, sobrinho e discípulo de Friedrich Karl Stieler, pintor da corte bávara.
Segundo a investigadora Claudia Witte, a princesa do Brasil com 17 anos terá posado em Munique para o pintor Friederich Dürck (1809-1884), durante uma das suas visitas à família.
Várias cópias do quadro de Dürck, foram realizadas a pedido da mãe a duquesa de Bragança Amélia de Leuchtenberg, encontrando-se nas coleções de vários museus.
Há registo da presença de um quadro semelhante no Real Paço de Caxias.
Segundo as listas de partilha de bens de 1889 e 1897 (por morte de D. Luís), sabe-se que a pintura esteve na Arrecadação do Piso Térreo, tendo recebido as iniciais de ordem "OOO". No início da década de 1910, estava na Galeria de Quadros, tendo então sido inventariada com o n.º X''' 169.
Incorporação: Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
Bibliografia
APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol.14, 1912-1913
Exposições
D. Maria II. De princesa brasileira a rainha de Portugal 1819-1853
Palácio Nacional da Ajuda - Galeria de Pintura do Rei D. Luís