O Sacrifício de Isaac
-
Museu: Palácio Nacional da Ajuda
-
Nº de Inventário: 488
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Pintura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17/18
-
Suporte: Tela
-
-
Dimensões (cm): Alt. 76 x Larg. 63
-
Descrição: No primeiro plano, vê-se Abraão erguendo o braço direito armado de uma espada, com a intenção de sacrificar seu filho Isaac que, em baixo, sobre uma ara de pedra, está preparado para receber o golpe. O braço armado de Abraão é entretanto sustido por um pequeno anjo, que paira sobre ele. À esquerda, está um cordeiro deitado no chão e, à direita, uma árvore que deita os ramos por sobre as personagens. O fundo é de paisagem, com um estreito vale entre montanhas. Tudo sob um céu muito nublado.
-
-
Origem/Historial: O quadro integrava o acervo da Galeria de Pintura do Rei D. Luís, figurando com o n.º 16 (Segunda Sala - Quadros Antigos) no catálogo de 1872, sendo dado como pertencente à Escola de Bolonha.
Segundo as listas de partilha de bens de 1889, 1897 e 1899 (por morte de D. Luís), estava então colocado na Sala da Música, com o n.º 197, tendo sido herdado por D. Carlos.
Aí se manteve até hoje.
Por ocasião da elaboração do Arrolamento Judicial (iniciado em 1911), foi inventariado com o n.º I 47.
No verso da tela, tem o n.º 127, a tinta vermelha.
Em visita realizada em 2007 ao Palácio Nacional da Ajuda, o Professor Cesare Alpini sugeriu que o quadro foi pintado em Roma, no século XVII.
-
Incorporação: Pertencia à colecção de pintura do Rei D. Luís.
-
Bibliografia
- APNA, Direcção Geral da Fazenda Pública, Arrolamento do Palácio Nacional da Ajuda, vol. 1, 1911
- Palácio Nacional da Ajuda. Guia. Lisboa: Instituto Português do Património Cultural, 1988
- XAVIER, Hugo - Galeria de Pintura no Real Paço da Ajuda - Dissertação de Mestrado em Museologia e Património, 3 vol., policopiado. Lisboa: FCSH - Universidade Nova de Lisboa, 2009
- ZAGALLO, Manuel C. de Almeida Cayolla - Palácio Nacional d'Ajuda. Roteiro. Lisboa: Direcção Geral da Fazenda Pública, 1961