Estudo para luneta das Santas Virgens
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 991
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (Escultor)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Baixo-relevo
-
Dimensões (cm): Alt. 87 x Larg. 147 x Esp. 4
-
Descrição: Baixo relevo em gesso, em forma de luneta, representando as Santas Virgens. A luneta é encimada por uma rosácea central, da qual parte um festão florido para cada lado (5 flores fechadas) orlando 3/4 do semicírculo.
Em primeiro plano, de pé, está Santa Úrsula (?), de frente, envergando hábito (túnica, sobre-túnica com bainha bordada, capuz, manto), segurando, com a mão direita, uma ramo de açucenas contra o peito. À sua direita, Santa Bárbara, sentada, segura no colo, com a mão esquerda, uma torre (seu atributo) e, na mão direita um ramo de açucenas e a palma do martírio. À direita desta, Santa Inês, sentada, de perfil; [antes da quebra da parte superior da figura tinha a cabeça erguida, contemplando a figura central]; com a mão esquerda encosta ao peito um ramo de açucenas e, com a direita, aconchega , no colo, um cordeiro (seu atributo), semi-envolto nas pregas da sua veste.
No extremo esquerdo da composição, Santa Clara de Assis, envergando hábito de clarissa, sentada, quase de perfil, com a cabeça erguida e olhando a figura central numa atitude contemplativa, com as mãos erguidas e juntas ao nível do peito em oração. No chão, açucenas entre as pregas do seu manto.
À direita da figura central, em segundo plano e a meia altura, veem-se duas virgens não identificadas com as cabeças cobertas por manto ou capuz, estando uma de frente e outra de perfil. Mais à direita, em primeiro plano, Santa Catarina de Alexandria, sentada, voltada três quartos à esquerda, olhando em frente, enverga vestes seculares e uma coroa na cabeça. Com a mão direita segura a roda dentada ou catilina (atributo relativo ao seu martírio), semioculta pelas pregas do seu manto e, com a mão esquerda, segura açucenas.
A fechar a composição à direita, surge Santa Teresa de Ávila, sentada, com o corpo de frente e a cabeça voltada para a esquerda, a olhar para Santa Úrsula . Enverga hábito com manto longo e ergue o braço direito em direção àquela figura, segurando na mão um pequeno coração flamejante (seu atributo). Com a mão esquerda segura um livro.
-
-
Origem/Historial: Peça que serviu de modelo para a luneta em mármore da Capela das Santas Virgens, na Basílica de Mafra, tendo sido executada na Escola de Escultura de Mafra.
-
Incorporação: Proveniência do Real Convento de Mafra.
-
Centro de Fabrico: Mafra
Bibliografia
- SANTA ANNA, Frei João de - Real Edificio Mafrense visto por fora e por dentro: ou Descripçaõ exacta, e circunstanciada do Regio Palacio, e Convento de Mafra externa, e internamente considerados com aexplicação das Plantas, que deste magnifico eadmiravel Edificio levantou Amancio Joze Henriques, segundo Tenente da Marinha, e Ajudante Architecto da Caza do Risco das Obras Publicas, e Director das do dito Real Edificio. Mafra: manuscrito, 1828