Descrição: Molde em barro vermelho cozido, de figura de vulto inteiro, constituído por duas faces, superior e inferior (A e B), em forma de paralelipípedo rectangular, com a representação tradicionalmente dita de o "Pastor" (porque está inscrita, no exterior da face superior. Ver Marcas e Inscrições), contudo, deverá ser antes, a representação do "Menino Jesus Bom Pastor" (Ver Representação/ Iconografia).
A face inferior, já racahda) tem na superfície externaescrito "Pastor IO" e um ramo de flores, tudo desenhado com um traço fino inciso.
No positivo que deste molde existe na coleção do Museu, trata-se da figura de um menino sentado com a cabeça apoiada na mão direita, segurando no ombro esquerdo, um cordeiro e no regaço onde se apoia o cotovelo direito, suporta um fruto ou vegr«etal que parece ser uma cabaça.
Origem/Historial: Proveniência tradicionalmente atribuída ao Convento de São João Evangelista, de Aveiro. (Carmelitas).
Incorporação: Fundo Antigo do Convento de Jesus de Aveiro. Transferência dos bens da extinção das Ordens religiosas para o Estado (pelo Dec. de 1910, que renova o de 1834), neste caso do Convento das Carmelitas de Aveiro, para o Museu de Aveiro, quando da sua constituição (em 1911 é decretada a instalação do Museu com as obras do Convento de Jesus, de Aveiro e as do Convento de São João Evangelista, das Carmelitas, de Aveiro; em 1912 uma portaria do governo cria legalmente o Museu de Aveiro).
Centro de Fabrico: Região Centro
Bibliografia
Folha(s) de Sala do Museu de Aveiro. Aveiro: 1996-99
GOMES, J. A. Marques; VASCONCELOS, Joaquim de - Catálogo da Exposição de Arte Religiosa. Aveiro: Minerva Central, 31/07/1895
QUARESMA, Mª Clementina - Museu de Aveiro. Aveiro - Um projecto sempre em marcha. Aveiro, Museu de Aveiro/Câmara Municipal de Aveiro/ Dr. João de Mello Freitas: 1991
Roteiro do Museu de Aveiro, 2013, Aveiro. DGPC-DRCC, apoio QREN