Candeia
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 835
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Metais
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: fundido; soldado; moldado;
torneado
-
Dimensões (cm): Comp. suporte corpo 18,5; corpo 16,5; prot reser 5,6 x Alt. 43,5 (base 27; corpo 20,5; prot reserv 13,4) x Larg. suporte corpo 9; corpo 8; prot. reser. 4,8 x Diâm. base: 19,5
-
Descrição: Candeia em madeira e metal amarelo. Constituída por base de madeira; suporte de corpo, corpo de um bico e protecção do reservatório em metal amarelo.
Corpo de formato cilíndrico com topo trabalhado e encimado por ornamento tipo pináculo; corpo decorado com linhas incisas circulares, paralelas. Possui um bico fixo num reservatório de 7 faces; o reservatório possui, encostado ao corpo, um elemento onde encaixa a sua protecção e dele sai o bico da candeia. Protecção do reservatório em L sendo a parte vertical, decorada com estrelas incisas, recortada em campânula encimada por cruz, a qual é decorada com 3 orifícios vazados; a parte horizontal polifacetada possui uma dobradiça.
Suporte do corpo recortado acompanhando o do corpo e reservatório com tubo que fixa na haste da base.
Base e haste de madeira torneada. Haste desenvolvendo-se numa sucessão de nós. Base com duplo friso de meia cana relevada no perimetro.
-
-
Origem/Historial: Nos Autos de Supressão do Convento de Santa Maria da Ordem de S. Francisco da Provincia de Santa Maria da Arrabida em Mafra (nº 246 dos Conventos Suprimidos) - vêm referidos entre outros tipo "candeeiros das celas" que se supõem poder ser as candeias deste tipo.
-
Incorporação: Proc. 246- Conventos Extintos-Real Convento de Mafra
-