Prato
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 3600
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
Técnica: Porcelana vidrada com decoração policroma.
-
Dimensões (cm): Alt. 11 x Diâm. 69
-
Descrição: Prato de porcelana de grandes dimensões, com decoração policroma e dourada, com três cenas rodeadas por fundos decorativos em reservas geométricas com motivos zoomórficos, vegetalista e marinhos. A reserva maior representa um velho de quimono, com barbas. A segunda, representa uma habitação tradicional e junto a ela uma embarcação. A terceira, uma cena representa um dragão ladeado por motivo geométrico repetido e árvores. Bordo com filete azul sobredourado; no reverso decoração floral com crisântemos em laranja limitados por vermelho-ferruginoso e folhagem em azul.
-
-
Origem/Historial: Tem como marcas dois círculos concêntricos e seis caractéres chineses a azul: "Feito na dinastia do grande Ming-Ch'ênh-hua", marca usada de 1465-1487, podendo ser uma reprodução posterior. A decoração é normalmente associada à porcelana japonesa de Imari.
Possui no reverso o seguinte texto manuscrito em papel de linhas: "Este prato estava no quarto de cama de Sua Magestade e foi danificado no inventário de 1894 com o nº 11 - Em 16 de Setembro de 1898 foi mandado para a arrecadação por ordem da mesma Augusta Senhora" (Rainha D. Amélia).
-
Incorporação: Pertencente ao Paço de Mafra
-
Centro de Fabrico: porcelana japonesa de Imari