Canapé
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1508
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1800
-
-
Técnica: Ligações: furo-respiga (em T); embutidos: linhas finas; talha: travessa horizontal e leques nos braços; assento: palhinha
-
Dimensões (cm): Alt. 87,5 x Larg. 253,8 x Prof. 75,2
-
Descrição: Canapé em pau-santo com embutidos em espinheiro e marfim. Assento de tipo "bateau" com os braços ligeiramente abertos. Braço em "S", saindo da trave do assento com enrolamento na parte superior, onde se encontra aplicado embutido em marfim com formato de flor de seis pétalas. Possui travessa com ornamento central em canelura relevada e torneada ligeiramente curva e tabela horizontal, em talha com meias-canas relevadas. Nos cantos, na parte superior e inferior existem leques entalhados (todos os 4) com 6 meias-canas, todas relevadas. Na base possui palhinha que faz a continuação do assento. Costas formadas por duas travessas com enrolamento ao centro, possuindo embutidos iguais aos acima descritos. Assento rectangular formado por traves lisas onde assenta a palhinha. As traves possuem, nos cantos, embutidos em marfim e em espinheiro. Possui 4 pés unidos dois a dois por travessas. Pés curvos em "C" com pequeno enrolamento e embutido em marfim com o formato de flor de 6 pétalas. Assenta sobre pés recortados. Na união do assento e dos braços à frente, existe aplicação de duas tiras de metal (uma para cada braço) fixas por meio de 3 parafusos cada.
-
-
Origem/Historial: Apontamento na ficha de inventário: "Já existia no Palácio de Mafra ao tempo de Dona Maria II, como se pode verificar no inventário de época."
-
Incorporação: Nacionalização dos bens da Coroa em 1910 e afetação ao Museu do Palácio de Mafra em 1911.
-