Candeeiro
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 2109
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Pintor (-)
-
Datação: 1863/1910
-
-
Técnica: pintura manual, polícroma (azul, rosa escuro, verde, dourado); metal fundido com molde, cinzelado e vazado.
porcelana rodada.
-
Dimensões (cm): Alt. 34 x Diâm. 11.5
-
Descrição: Candeeiro a petróleo em porcelana em tons de azul, verde, rosa e dourado e metal amarelo.
Corpo de formato cilíndrico, possuindo na parte superior estreitamento formando pescoço; alargamento na base. Decoração com motivo geométrico-florais em tons de verde e rosa, realçados a dourado sobre fundo branco; corpo está pintado de azul formando moldura onde se insere motivo floral; motivo central em verde e rosa forte realçado a dourado, repetido nas 2 faces; na base "craquelé" em dourado e barra azul com filete dourado; motivo vegetalista em dourado nos lados.
Mecanismo de regulação da chama em metal amarelo fixo na parte superior do pescoço, formado por cilindro decorado com motivos florais vazados (folhas de acanto e enrolamentos); laterais com 2 recortes para os reguladores que formam argola (1 grande e decorado com pequenos enrolamentos e um pequeno liso); zona do recorte decorada com motivo geométrico ladeado por entrelaçados com interrupção na zona da chave pequena; peça de união entre o mecanismo e o corpo cerâmico com decoração cinzelada de motivo de junco alternado com pé de flor; rebordo saliente, onde assenta o globo, recortado em ondas, tendo na parte inferior motivo de folhagem recortado. Interior com tubo cilíndrico onde corre a torcida, tendo aplicado lateralmente sistema de elevação accionado por reguladores; base com disco em metal, consolidado com metal branco.
Aplicação de chaminé de vidro e globo (PNM 6599).
-
-
Origem/Historial: Tendo como combustível o petróleo, este candeeiro pode datar-se do período entre 1863 (a introdução do petróleo como combustível para iluminação na Europa data de 1863) a 1910, o final da Monarquia.
-
Incorporação: Proveniente do Paço de Mafra
-