Descrição: Pintura representando um grupo de onze frades franciscanos em posição de adoração a uma custódia (Santíssimo Sacramento), que se encontra na parte superior da composição, envolta por um halo de luz sobre um fundo de nuvens. Rodeiam a custódia querubins com coroas de flores e ramos de palma.
Na metade inferior da tela em primeiro plano, encontram-se quatro franciscanos, de joelhos sobre nuvens, um deles tem os braços abertos e, outro, as mãos unidas em atitude de oração, olhando para cima. Ainda em primeiro plano, um frade, já idoso, eleva a sua mão esquerda frente ao peito e, à sua frente, num segundo plano, um outro olha para baixo, dirigindo-se aos restantes. Nos planos recuados observa-se a presença de outros religiosos. Na base da composição estão representados quatro instrumentos de martírio, bem como a legenda identificativa dos mártires de Gorcum (BB. MM. GORGOMIENSES).
Origem/Historial: De acordo com o Livro de Tombo do Cadastro de Bens do Domínio Público do Estado esta pintura é proveniente do Convento de Mafra devendo pertencer a um conjunto de pinturas (série maior) de iconografia devocional da Ordem de São Francisco.
Incorporação: Proveniente do Convento de Mafra
Centro de Fabrico: Roma?
Bibliografia
Livro do Tombo do Palácio Nacional de Mafra -Cadastro dos Bens do Domínio Público (Palácio Nacional de Mafra)
Exposições
AD GLORIAM DEI do património histórico e artístico das Irmandades de Mafra