Jarra
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1884
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Peça moldada; pintada manualmente sob o vidrado; 2º camada de esmalte/ vidrado opaco
-
Dimensões (cm): Alt. 53.6 x Diâm. bocal: 22,7, base: 18
-
Descrição: Jarra em porcelana, decorada a azul, com motivos geométricos, vegetalistas e figuras orientais.
Forma de trompeta, de base e bocal acentuados; metade do corpo com uma quebra, formando uma pequena "barriga" arredondada, retomando o formato de trompeta no quarto inferior da peça; base acentuada, em que a zona de apoio não tem vidrado.
Na metade superior do corpo e no interior, uma camada de um vidrado opaco ou esmalte acinzentado (que se está a ...
Ver maisdesfazer); esta camada no exterior reproduz com fidelidade os motivos decorativos em azul sob o vidrado, num tom cinzento mais escuro; sob a acentuação do bordo, um friso de linhas diagonais em V, delimitado por duplo filete de linha simples; em baixo, motivo decorativo principal, que consiste em 5 figuras orientais (japoneses) junto a um edifício; as 2 figuras centrais são um senhor com o seu criado, o qual segura um guarda-sol, ao seu lado esquerdo, 2 figuras conversando e, ao seu lado direito, uma figura que caminha para a direita; unindo a cena e revestindo o resto da peça, motivo de vegetação (bananeiras), sob o sol e/ou lua; na parte mais relevada do centro da peça, ramos floridos de amendoeira, juncos e rosas; no quarto inferior da peça folhas pontiagudas de diversos tamanhos, formando cercadura; a base é delimitada por duplo filete.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Ayres de Carvalho, no inventário, interroga-se se esta peça será proveniente do Paço de Mafra. Data-a do séc. XVIII e como sendo fabricada em Delft, à maneira das peças japonesas da época.
A marca que apresenta na base não foi ainda identificada, mas parece ser uma imitação de uma marca chinesa e não japonesa.
Ressalta-se o facto de até ao séc. XVIII poucas peças japonesas terem marcas e mesmo as que as tinham serem marcas copiada...
Ver maiss de loiça chinesa, que era a mais procurada na época.
Fechar
-
Incorporação: Proveniente do Paço de Mafra
-