Candeeiro
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1516/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Equipamento e utensílios
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1836/1910
-
-
Técnica: Porcelana decorada manualmente e vidrada; peça moldada; metal moldado, cinzelado e vazado
-
Dimensões (cm): Alt. 44.5 x Diâm. base: 13.7; max.: 15
-
Descrição: Candeeiro de porcelana branca decorado com motivo de fita azul e ramos de flores e mecanismo em metal amarelo. Corpo bojudo com estreitamento central, gargalo e frete acentuados. Mecanismo de moderador assente no topo do gargalo. Base em metal amarelo. Corpo decorado na parte mais volumosa com motivo de fita adamascada em 2 tons de azul claro, formando enrolamentos que enquadram ramos de flores sendo, numa das faces, ramo de rosas e folhagem em tons de rosa, laranja, amarelo e verde e, na outra face, ramo de flores silvestres em tons de rosa, roxo, azul, amarelo e verde. Preenchendo o resto do corpo, arabescos em dourado.
Queimador em metal amarelo, com mecanismo do moderador e da torcida; nele encaixa a chaminé e apoia o globo. 2 tubos concêntricos ao centro, servindo o interior servia de entrada de ar; torcida entre ambos; aro cilíndrico com rasgos verticais dentro do qual encaixa a chaminé, rodeando os cilindros; por baixo, pequeno aro ondulado saliente onde apoia o globo, decorado no verso com pequenos motivos concheados. Sob este situa-se a grelha de entrada de ar com 2 rasgos onde encaixam 2 reguladores ("chaves" da torcida e do sistema de êmbolo do moderador); grelha de entrada de ar decorada com motivos de folhas e ramagens vazados; peça em forma de urna decorada com motivos relevados, cinzelados e recortado em motivos vegetalistas e perolado, encaixando no corpo cerâmico para tapar o mecanismo. Depósito para combustível no interior.
Sistema de alimentação por moderador com 2 chaves, sendo uma para regular a mola do moderador e outra para a torcida. Queimador de torcida tipo Argand - torcida circular situada entre 2 tubos concêntricos sendo que o tubo central funciona como entrada de ar.
Funcionaria com óleos vegetais (azeite) ou outros (ex.: óleo de baleia) e, mais tarde, petróleo.
-
-
-
Incorporação: Proveniente do Paço de Mafra. Nacionalização dos bens da Coroa em 1910 e afetação ao Museu do Palácio de Mafra em 1911.
-