Prato
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7289
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1662/1722
-
-
Técnica: Peça moldada, pintada manualmente, vidrada.
-
Dimensões (cm): Alt. 6.6 x Diâm. 36.3
-
Descrição: Prato de porcelana da China com decoração de animais e flores, da chamada família verde; formato circular tem covo acentuado, aba larga gomada, inclinada e bordo recortado; decoração com esmaltes da família verde; possui reserva central no fundo e na aba várias reservas quase rectangulares; reserva central circular, delimitada por duplo filete castanho, representando cena de jardim: um rochedo verde e sobre ele 2 pavões (um de penas azuis e outro de penas verde-acinzentadas); atrás crisântemos, juncos, folhagem e 3 borboletas esvoaçantes. Na aba, 8 reservas cada uma englobando 3 gomos, delimitadas por duplo filete castanho sendo o limite exterior em ondas seguindo a linha recortada do bordo: no sentido dos ponteiros do relógio, reserva com jardim com amendoeira em flor e pássaro; reserva com jardim com árvore florida, juncos e libelinha; reserva com jardim com amendoeira em flor e pássaro; reserva com jardim com malmequeres (?), folhagem e juncos; reserva com jardim com amendoeira em flor e pássaro; reserva com jardim com folhagem, orquídeas (?) e outras flores; reserva com jardim com amoreira e pássaro; reserva com jardim com crisântemos e 3 borboletas esvoaçantes. Seguindo a linha recortada do bordo cercadura em vermelho-ferro, alternando flor de amendoeira com representação/símbolo não identificado em branco. Bordo esbeiçado e realçado num esmalte acinzentado; os azuis são muito escuros e grossos: Vidrado grosso esverdeado. Reverso da aba pintado com 3 ramos floridos de amendoeira nos tons de castanho, verde e vermelho-ferro; aba com fracturas várias, estando os fragmentos mal consolidados; no reverso da aba aplicação de 12 gatos metálicos (metal amarelo) não visíveis na frente da peça. Peça toda vidrada excepto o apoio da base.
Na frente os restos de uma etiqueta rectangular com uma inscrição manuscrita que parece ser "191".
Na base, sob o vidrado a azul cobalto, marca: duplo circulo concêntrico tendo ao centro o que parece ser uma representação de "Os Livros" um dos 8 Objectos Preciosos.
-
-
Origem/Historial: Proveniente da Casa Forte do Palácio das Necessidades. Possui o nº 6199 da Comissão de Arrolamento dos Paços. Deu entrada no Palácio Nacional de Mafra a 31.12.1956.
Documentação: Arquivo Morto, Dossier Entrada de Espécies, ofícios de 21.9.56 e 4.1.57 - "6199 prato porcelana da China, policromo, decorado com flores, família verde, com defeito, marcado, diam. 36 cm."
-
Incorporação: Proveniente da Casa Forte do Palácio das Necessidades.
-