Relicário com a relíquia de Santo António
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 6074
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Metais
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 96 x Larg. 31 x Prof. 24
-
Descrição: Relicário de bronze, dourado, cinzelado e vazado com fundo escuro. Relicário de caixa quadrilobada, com vidro. Fundo forrado a lhama dourada com vestígios de aplicação de relíquia ao centro. É encimado por medalhão vazado com rosas e folhas de acanto, sendo ladeado por folhas de palma que cruzam sob o relicário, unidas por fita. Sob estas, e já na haste, medalhão oval com inscrição (XP) assente sobre frontão de volutas interrompido. Na parte inferior da haste, querubim de médio - relevo ladeado por volutas e motivos vegetalistas. Base recortada de 3 faces, apresentando ao centro armas reais; sob estas motivos vegetalistas. Nas faces laterais, motivos florais e geométricos. Reverso de chapa metálica, pintada, não cobrindo o remate. Caixa do relicário, quadrilobada, saliente, apresentando grampos onde passaria fita de selo, inexistente. Base de madeira de recorte semelhante ao anverso, pintada. Possui na base uma chapa metálica com a inscrição "P.Q. 374". Não possui relíquia original nem fita com selo. Atualmente apresenta a relíquia de Santo António.
-
-
Origem/Historial: Este relicário faz parte de um conjunto de 13 relicários transferidos do Palácio Nacional de Queluz em 1947.
Não dispõe da relíquia original, mas ostenta hoje uma relíquia (ex massa corporis) de Santo António, que pertence à Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra.
-
Incorporação: Transferido do Palácio Nacional de Queleuz
-