Mesa fradesca
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 806
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1744/1792
-
-
Técnica: Madeira polida e encerada.
-
Dimensões (cm): Alt. 77,5 x Larg. 104,5 x Prof. 65,8
-
Descrição: Mesa de madeira rectangular com gaveta e pernas oblíquas com pés indiferenciados.
Tampo horizontal constituído por 3 tábuas, unidas em ganzepe com bordo boleado. Assenta à altura do apoio, em cintura com gaveta rectangular unida por malhetes em cauda de andorinha, com puxador metálico de gualdra ao centro.
Apoia-se em 4 pernas fixas, inclinadas, dispostas na vertical, ligadas por travessa em H unida por malhetes rectos à vista.
-
-
Origem/Historial: No "Inventário dos Livros Ornametos e mais Alfaias que ao prez.te se achão no Real Conv.to de N. Sn.ra e S.to An.to junto a V.a de Mafra", manuscrito, 1792, mandado realizar pela Rainha aquando da saída dos Agostinhos, para os Franciscanos aparecem referidas cerca de 67 "mesas de bordo" além de 250 de diversos tamanhos.
No "Inventário de 1834-Autos de supressão do convento" existem referencias a 60 "mesas de pau", mais 150 não especificando o tamanho.
Segundo o Livro de Tombo elaborado por Ayres de Carvalho, em 1950 existem cerca de 62 mesas com e sem gaveta.
-
Incorporação: Conventos extintos, Convento de Mafra
-
Bibliografia
- CONCEIÇÃO, Frei Cláudio da - Gabinete Histórico que a Sua Magestade Fidelissima, o Senhor Rei D. João VI, em o dia de seus felicissimos annos, 13 de Maio de 1818 oferece Fr. Cláudio da Conceição, Ex-Definidor, Examinador Synodal do Patriarchado de Lisboa, Prégador Regio, e Padre da Provincia de Santa Maria d'Arrabida, Tomo VIII desde 1729 até 1730. Lisboa: Impressão Régia, 1820