Terrina
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7294/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: porcelana moldada com decoração relevada; ouro cinzelado e inciso.
-
Dimensões (cm): Alt. 9,2 (terrina); 6 (tampa) x Larg. 21 x Diâm. 16,3 (tampa)
-
Descrição: Terrina com tampa em porcelana branca vidrada com decoração relevada de inspiração oriental e aplicação de aros, asas e pega em ouro.
Tampa de formato circular em porcelana branca vidrada com 3 conjuntos de motivos decorativos relevados de ramos e flores (crisântemos?) e aplicações em ouro.
Ao centro, aplicação de pega sobre uma base cinzelada. Pega em alto relevo, com formato de flor polilobada tendo ao centro do cálice uma amora; base circular com motivos geométricos incisos envoltos em pontilhado, moldurados por uma cercadura de pontos e godrões cinzelados.
Delimitando a tampa, um aro de encaixe na terrina, em ouro, cinzelado com friso de godrões e pontos.
No interior, uma porca em ouro com formato estilizado de flor. Aplicação de 2 selos: um com cercadura azul e rendilhado com o nº 202 e outro com moldura vermelha com o selo da "Comissão de arrolamento dos paços" com o nº "6468".
Terrina circular, com recorte de calote esférica, em porcelana branca vidrada com 3 conjuntos de motivos relevados de ramo e flores (crisântemos?) e aplicações em ouro.
Na parte superior, no bordo possui um aro liso em ouro.
Possui 2 asas em ouro, em J estilizado, decoradas com volutas e folhas de acanto, terminando em pequenas aplicações quase triangulares que forma na parte inferior uma dobradiça que une ao pé da terrina; no topo unem à estrutura da terrina por meio de parafusos com porca visível no interior.
Possui, na parte inferior, um pequeno rebordo onde encaixa uma base ou pé em degrau decorado com friso cinzelado de godrões, pontos e pontilhado.
No interior, são visíveis 2 pequenas porcas, das asas, em ouro, assim com 4 pontos de vidrado imperfeito, possivelmente pontos de apoio do tripé de cozedura do vidrado.
Possui imperfeições no vidrado no exterior junto à base e no interior junto ao bordo (aí sem vidrado).
No reverso da base, selo da "Comissão..." já ilegível.
Faz conjunto com o prato PNM 7294/2
Prato PNM 7294/2: altura 3 cm; diâmetro 22,4 cm
-
-
Origem/Historial: Faz conjunto com o prato inventariado sob o nº PNM 7294/2.
Ambos provenientes da Casa Forte do Palácio das Necessidades, pertenceriam a qualquer um dos palácios reais. Possuiam o nº 6486 da Comissão de Arrolamento dos Bens dos Paço e o nº 203 de entidade desconhecida.
(ver ofícios 21.9.56 e 4.1.57 do Dossier de Entrada de Espécies - Arquivo Morto)
As peças em porcelana branca (pasta mole) com decoração de ramos e flores relevada de inspiração oriental, chamada "blanc de chine", foi produzida por várias fábricas europeias . Por ex. na obra de Mallalieu são apresentados exemplares de Saint Cloud (França) e Wegely (Berlim) (pg. 427 e 436), datados do final do séc XVIII.
Silvia Santa-Rita (Inventário 1992) data esta peça, com reservas, com base numa das marcas de ourives, que identifica como cabeça de raposa e terá pertencido a Huber Louvet (Outubro 1731 a Outubro 1738).
-
Incorporação: Casa Forte do Palácio das Necessidades
-
Centro de Fabrico: França