Bacia / Lavanda
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7397/1
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: 1707/1750
-
-
Técnica: Prata puncionada, incisa, cinzelada, batida, rebaixada.
-
Dimensões (cm): Comp. 40 x Larg. 30
-
Descrição: Bacia, ou lavanda, em prata lisa, formato oval, escavada, com aba recortada. Orla alteada com moldura. Cercadura de concheado com óvulos lisos, sob fundo puncionado com linhas verticais. No fundo, ao centro, as Armas Reais incisas e por baixo o monograma PDMF (podendo ser as iniciais da Princesa D. Maria Francisca).
-
-
Origem/Historial: Bacia que, de acordo com o monograma terá pertencido a D. Maria Francisca Benedita (1746 – 1829), filha mais nova do rei D. José I, casada com o seu sobrinho mais velho, o príncipe D. José. Imediatamente após o casamento morre o seu pai e sucede a irmã, D. Maria I, passando a infanta a usar o título de Princesa do Brasil, conforme evocado. A peça poderá, contudo, ser anterior, dado que apresenta as armas de D. João V, sob as quais poderá ter sido inscrito o monograma. Embora na documentação existente sobre a transferência desta peça se refira a existência do "respectivo jarro liso, com as mesmas armas e as iniciais I.M." (PNM 7397/2), na realidade são duas peças diversas, não formando um par.
O ofício nº 3257 de 3.3.51 com a informação ao Conservador do PNM de que por despacho ministrial de 9.2.1951 foi aprovada a distribuição pelos diferentes Palácios Nacionais, dos objectos existentes na Casa Forte do Palácio das Necessidades, segundo a relação elaborada pelos membros da comissão encarregada de fazer o estudo do destino a dar às diferentes peças.
Transferida da Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra, dando entrada a 31.12.1956, vindo com o número da Comissão de Arrolamento dos Paços: 17154 ("7397 - lavanda, borda lavrada tendo ao centro as armas reais e as iniciais P.D.M.T. e respectivo jarro liso, com as mesmas armas e as iniciais I.M.; 2136 g." in Dossier de Entrada de Espécies.)
-
Incorporação: Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra
-
Bibliografia
- ALMEIDA, Fernando Moitinho de - Marcas de pratas Portuguesas e Brasileiras (Século XV a 1887). Lisboa: INCM, 1995
- SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e - Pratas Portuguesas em colecções particulares: séc. XV ao séc. XX. Porto, Civilização, 1998
- Palácio Nacional de Mafra - Arquivos - Dossier de Entrada de Espécies
- VIDAL, Manuel Gonçalves - Marcas de contrastes e ourives portugueses, Vol. I, séc. XV a 1887. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1974