Esponjeira
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 3454/3
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1860/1900
-
-
Técnica: peça moldada, vazada, relevada
-
Dimensões (cm): Alt. tota:l 17
-
Descrição: Esponjeira em porcelana branca vidrada, vazada e decorada em tons de amarelo nacarado, laranja e dourado, composta por 3 elementos - taça, escorredor (ou prato furado) e tampa - A tampa encaixa no bordo do escorredor, o qual apoia com a parte inferior do bordo na taça.
TAÇA:
Formato circular, côncava, com pequeno frete na base; de porcelana branca vidrada, possui no exterior junto ao bordo, cercadura em amarelo nacarado com 2 filetes laranja, delimitada por filetes dourados, sendo o do bordo mais grosso; no frete, filete dourado; zona de apoio não vidrada; reverso vidrado.
ESCORREDOR:
Formato circular, com covo acentuado, bordo acentuado, ligeiramente côncavo e recortado. Fundo com vazamentos - furo central e pequenos furos formando estrela ( 8 filas de 3 furos). De porcelana branca vidrada, possui no bordo cercaduras em amarelo nacarado com 2 filetes laranja, sendo que o exterior acompanha o recorte do bordo; cercadura delimitada por filetes dourados; um filete dourado desgastado ao centro, delimitando o orifício central; zona de apoio na taça (reverso) não tem vidrado.
TAMPA:
Formato semi-esférico, no topo pega em forma de botão de flor assente em ramo decorado em amarelo nacarado com realces em dourado parcialmente gasto; bojo com 3 reservas de forma quase quadrada com recortes geométricos, unidas por cercadura circular formada por 12 furos; junto à base, decoração formada por cercadura em amarelo nacarado com 2 filetes em laranja e delimitada por filetes dourados já gastos. As reservas vazadas possuem vestígios de um filete já gasto (possivelmente dourado). Pega colada (2 fragmentos).
-
-
Origem/Historial: Serviço de lavatório formado por:
Bacia PNM 3454/1,
Jarro PNM 3454/2,
Esponjeira PNM 3454/3,
Pote PNM 3454/4,
Saboneteira PNM 3454/5.
Também com a mesma decoração:
Depósito água PNM 3612,
Bacia PNM 3613.
Brianchon:
Jules Henri Brianchon, Químico
É referido no historial da fábrica de Meissen como estando relacionado a esta fábrica (na lista dos principais modeladores e pintores).
É famoso pela criação (1857) de um vidrado iridiscente nacarado que a partir dos anos 1860 foi muito utilizado nas peças de porcelana "Belleek" (peças de porcelana muito fina e translúcida, de alta qualidade produzidas nas fábricas de Belleek, Irlanda, com decoração tipo Parian mas vidradas). Este vidrado era perfeitamente impermeável, com um brilho madrepérola, daí resultando peças atractivas e resistentes à sujidade ao contrário da porcelana não vidrada usada habitualmente nas imagens de Parian.
(Parian- porcelana com decoração relevada muito fina, habitualmente não vidrada).
Pillivuyt:
Fábrica de porcelana criada em 1818 por Charles Pillivuyt. Em 1853 a fábrica é instalada na região de Berry, em Mehun sur Yèvre, produzindo ainda hoje.
Produzia serviços de mesa, conjuntos de lavatório e outra loiça utilitária. Durante muitos anos o grosso da sua produção seguia as linhas decorativas de Sévres e Limoges (porcelana decorativa e/ou serviços de mesa muito decorados).
Actualmente produz apenas loiça de mesa em porcelana, privilegiando a resistência e alta qualidade.
-
Incorporação: Proveniente do Paço de Mafra
-