Coroa de imagem
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7380
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Prata fundida, relevada, incisa, vazada.
-
Dimensões (cm): Alt. 21,8 x Diâm. 23
-
Descrição: Coroa de imagem de prata relevada, com coroa fechada, aro moldurado com barra decorada com ornatos florais e vegetalistas e faixa de caneluras interrompida por flores. Corpo de coroa com ornatos vegetalistas, palmetas estilizadas e flores. Possui 6 imperiais que convergem em feixe no topo decoradas com folha de acanto, segurando possívelmente um globo, pois só resta o espigão de encaixe deste, com cruz latina ou a pomba do Espírito Santo (atualmente apresenta um orbe com cruz adatptados).
-
-
Origem/Historial: Ofício nº 3257 de 3.3.51 com a informação ao Conservador do PNM de que por despacho ministrial de 9.2.1951 foi aprovada a distribuição pelos diferentes Palácios Nacionais, dos objectos existentes na Casa Forte do Palácio das Necessidades, segundo a relação elaborada pelos membros da comissão encarregada de fazer o estudo do destino a dar às diferentes peças.
A peça foi transferida da Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra, dando entrada a 31.12.1956, vindo com o Nº da Comissão de Arrolamento dos Paços: 17089 ("7380 - coroa prata lavrada, 6 imperiais rematados por esfera; partida e incompleta; 468 g." in Dossier de Entrada de Espécies).
-
Incorporação: Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra
-
Centro de Fabrico: Portugal.
Bibliografia
- ALMEIDA, Fernando Moitinho de - Marcas de pratas Portuguesas e Brasileiras (Século XV a 1887). Lisboa: INCM, 1995
- SOUSA, Gonçalo de Vasconcelos e - Pratas Portuguesas em colecções particulares: séc. XV ao séc. XX. Porto, Civilização, 1998
- VIDAL, Manuel Gonçalves - Marcas de contrastes e ourives portugueses, Vol. I, séc. XV a 1887. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda, 1974