Jarra
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 1883
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
Suporte: Porcelana
-
Técnica: Porcelana de pasta dura, vidrada e esmaltada, moldada com decoração relevada.
-
Dimensões (cm): Alt. 36,9 x Diâm. 17,5 (base); 14 (base)
-
Descrição: Jarra em porcelana branca vidrada com decoração relevada e policromia esmaltada e dourada. Corpo em forma cilindrica de trompeta com cintura relevada a meia altura. A decoração é esmaltada em tons de rosa, verde, azul turquesa e castanho ferruginoso. O bordo tem um fino filete em castanho dourado.
A decoração apresenta-se em dois registos: o de baixo apresenta dois conjuntos de ramagens verdes, um com três flores de oito pétalas a rosa e azul com um chifre de rinoceronte a azul e rosa; o outro conjunto têm três flores de quatro pétalas a azul e rosa com dois rolos, um azul outro rosa atados com uma fita vermelha. Estes dois conjuntos são intercalados com dois elementos, um nó vermelho e um livro verde e vermelho.
O registo de cima apresenta dois conjuntos de vasos delineados a verde e decorados a vermelho, com orificios decorativos na pasta. Destes vasos sai água azul e uma armação verde que é rematada por uma fita vermelha, e quatro crisântemos (um azul, um vermelho e dois rosas), três peónias (rosas com botão verde) e folhas verdes com sete botões vermelhos. Estes dois conjuntos têm por cima umas ramagens verdes e rosa.
A intercalar estes dois conjuntos estão outros dois de jarras trompeta de cor rosa cintadas a azul, decoradas com duas folhas verdes e uma com um crisântemo na cinta e uma peónia na base; o outra tem apenas uma peónia na cinta. Destas sai um ramo verde com seis flores muito estilizadas (duas azuis, duas vermelhas e duas rosas), e botões vermelhos. Estes botões são onze na jarra decorada com o crisântemo e dez na decorada com a peónia.
-
-
-
Incorporação: Proveniência: Paço de Mafra
-