Pinça / tenaz
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7395
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Metais
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
Datação: Século 18
-
-
Técnica: Prata fundida, relevada e cinzelada.
-
Dimensões (cm): Comp. 20 x Larg. 8,7
-
Descrição: Pinça ou tenaz em prata com pegas em forma de aro quase elípticos, decorados com óvulos e círculos escavados, hastes compridas, articuladas por meio de um rebite e extremidades preensis hexagonais, achatadas, decoradas com vieiras. Marcação do número de inventário na concha.
-
-
Origem/Historial: Ofício nº 3257 de 3.3.51 com a informação ao Conservador do PNM de que por despacho ministrial de 9.2.1951 foi aprovada a distribuição pelos diferentes Palácios Nacionais, dos objectos existentes na Casa Forte do Palácio das Necessidades, segundo a relação elaborada pelos membros da comissão encarregada de fazer o estudo do destino a dar às diferentes peças.
Transferida da Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra, dando entrada a 31.12.1956, vindo com o Nº da Comissão de Arrolamento dos Paços: 17120 ("7395 tenaz de prata lavrada; 99 g." in Dossier de Entrada de Espécies.)
-
Incorporação: Casa Forte do Palácio das Necessidades para o Palácio Nacional de Mafra
-
Bibliografia
- Coord. GUEDES, Natália Correia - THESAURUS Vocabulário de Objectos de Culto Católico. Vila Viçosa: Fundação da Casa de Bragança, 2004