Retrato do Dr. Miguel José D'Arriaga Brum da Silveira
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 7466
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Ourivesaria
-
Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
-
-
Suporte: Marfim
-
Técnica: Óleo sobre marfim
-
Dimensões (cm): Alt. 7,8 x Larg. 5,5
-
Descrição: Medalhão com uma miniatura a óleo sobre marfim, de formato oval, com moldura em plaqué de ouro com vidro convexo representando em busto o Dr. Miguel José de Arriaga Brum da Silveira, Ouvidor Geral de Macau, sob fundo escurecido; figura a 3/4, cabelos brancos escorridos, olhando em frente, lábios grossos. Enverga jabot branco sob camisa branca e casaca preta com insígnia da Ordem de Cristo.
Estojo de pele grená com fecho em metal; interior forrado a tecido de seda branco e papel com a biografia do retratado.
-
-
Origem/Historial: Peça oferecida pelo Dr. César Raul da Costa Andrade, médico em Encarnação, concelho de Mafra, por despacho Ministerial de 19 de Junho de 1963, comunicado no ofício nº 7566, processo 4 - AB - 83, 4ª Secção de 24 de Junho de 1963.
O Dr. César Raul da Costa Andrade foi o fundador do hospital da Misericórdia da Ericeira e comendador da Ordem da Benemerência; natural de Nova Goa, assim como a família da esposa do qual Brum da Silveira era trisavô.
Segundo dados biográficos, Miguel José d'Arriaga Brum da Silveira, aqui retratado, Ouvidor Geral de Macau, nasceu na ilha do Faial em 22-03-1776, cavaleiro da Casa Real, Alcaide-mor da cidade da Horta, comendador das Ordens de Cristo, Nossa Senhora da Conceição e Torre e Espada, Desembargador da Relação da Índia e Ouvidor de Macau.
O Dr. Miguel José d'Arriaga Brum da Silveira à sua custa aprestou navio com que venceu os piratas que infestavam o sul conseguindo a rendição e entrega do seu chefe Cam-Pau-Sai para quem obteve da China o perdão e o mandarinato de Cantão, tornando-o seu aliado no extermínio da pirataria. Foi o introdutor da vacina no Celeste Império tendo ali tal prestígio que o imperador lhe concedeu honras de Mandarim decretando luto por sua morte. Faleceu em Macau em 13-12-1824.
-
Incorporação: Oferta de Dr. Raul da Costa Andrade
-