Cadeira de braços
-
Museu: Palácio Nacional de Mafra
-
Nº de Inventário: PNM 2069
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Domingos António de Sequeira; (Desenhador)
Autor desconhecido (Marceneiro)
-
Datação: 1821
-
-
Técnica: Madeira embutida; torneada; entalhada; envernizada; palhinha "à francesa"; ornatos de metal pregados.
-
Dimensões (cm): Alt. 86.7 x Larg. 59.7 x Prof. 60
-
Descrição: Cadeira de braços em mogno, polida, assento de palhinha e ornatos de metal.
Costas com duas travessas horizontais: a de cima, curva, forma o espaldar, tendo, ao centro uma faixa embutida e moldurada por filete de madeira escura. Abaixo, uma travessa entalhada, também curva. Esta possui ao centro uma reserva circular que tem pregada uma roseta em metal; nas extremidades desta travessa, entre os entalhes, decoração com motivos em flor acantizada, no mesmo metal.
Braços de secção quase circular que se desenvolvem a partir do espaldar da cadeira terminando em caracol rematado com duas rosetas metálicas. Assento trapezoidal em palhinha. Pernas encurvadas em sabre.
-
-
Origem/Historial: Cadeira originalmente pertencente às Cortes Constituintes que estiveram instaladas na antiga livraria do convento dos oratorianos, anexo ao Palácio das Necessidades. Em dezembro de 1820, Domingos António Sequeira foi encarregue da adaptação e decoração dessa sala, desenhando também o seu mobiliário, entre o qual as cadeiras, seguindo o estilo do "Diretório" inspirado na estética clássica.
-
Incorporação: Proveniente da sala das Cortes Constituintes do Palácio das Necessidades. Pertencente ao Palácio Nacional de Mafra.
-
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
- Sequeira, um português na mudança dos tempos, 1768-1837 (catálogo de exposição). Lisboa: IPM, 1ª ed.,1996